Virna Santolia e as reflexões de Calvino para a contemporaneidade

Na busca por reflexões sobre a contribuição da literatura para grandes questões contemporâneas, a fotógrafa Virna Santolia está lendo - e adorando! - o título "Seis Propostas para o Próximo Milênio", do escritor italiano Ítalo Calvino, uma tradução de Ivo Barroso, editada pela Companhia das Letras.


"São temas que se conectam extremamente com nossa contemporaneidade, principalmente neste nosso momento de 'espírito do tempo' completamente controvertido, quando a gente não sabe o que vai acontecer. Acho que muitas relações vão mudar depois dessa quarentena. Uma leitura super recomendada para agora", enfatiza a Santolia.


"Seis Propostas para o Próximo Milênio" é uma série de palestras que o autor faria em Harvard, mas que não chegou a proferir em razão de sua morte súbita. Calvino compõe um código ético a partir da análise de virtudes literárias como "leveza", "rapidez" e "visibilidade" e da reflexão sobre o ofício de escrever e de representar o mundo.


Declaração de ética, mais que de poética, as conferências que Calvino preparou para a Universidade Harvard representam o testamento artístico de um dos protagonistas literários do fim de milênio. Em meio à crise contemporânea da linguagem, cada vez mais aguda, o grande escritor italiano identifica as seis qualidades que apenas a literatura pode salvar - leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade, consistência -, virtudes a nortear não apenas a atividade dos escritores mas cada um dos gestos de nossa existência. Feitas de divagações, memórias, trechos autobiográficos, as Seis propostas de Calvino constituem um precioso legado do milênio para as gerações do ano 2000.


Prêmio Jabuti 1993 de Melhor Produção Editorial de Obra em Coleção


Ficha Técnica

Título original: Lezzione Americani

Tradução: Ivo Barroso

Capa: Raul Loureiro

Páginas: 144

Formato: 14.00 X 21.00 cm

Peso: 0.205 kg

Acabamento: Brochura

Lançamento: 10/08/1990

ISBN: 9788571641259

Selo: Companhia das Letras