Cursos online e gratuitos são oferecidos no Brasil e no mundo

Nunca o ensino a distância justificou tanto seu papel na educação e junto à sociedade. Em tempos de confinamento, universidades brasileiras e internacionais disponibilizam seus cursos online gratuitamente e em diversas áreas. Alguns chegam a conferir certificados aos alunos. Vale a pesquisa e quem sabe encontrar boas oportunidades para fazer um bom investimento no conhecimento e no currículo.


Os cursos de educação a distância (EaD) da Universidade Federal Fluminense são totalmente gratuitos com certificado, fazem parte da Ação 100 Custos oferecidos pelo Núcleo de Estudos Empresariais Sociais (NEES) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFF. São 250 vagas para qualquer um dos cursos, que possuem 30 horas cada. Eles são voltados para profissionais que já estão no mercado de trabalho ou que procuram uma oportunidade.

Já o Instituto Federal está com inscrições abertas para 26 cursos online gratuitos de informática, ciências exatas e aplicadas, ambiente e saúde, gestão e negócios e pré-vestibular.


A Universidade de São Paulo – USP oferece 17 cursos gratuitos por meio da plataforma de ensino online Coursera. O serviço conta com 12 milhões de usuários e dispõe de mais de mil cursos de instituições renomadas do mundo todo.

Cursos gratuitos em universidades americanas:

Brown, Harvard, Cornell, Princeton, Dartmouth, Yale, Columbia, University of Pennsylvania e MIT.


Instituições como a Fundação Getulio Vargas e o Senai também oferecem opções de cursos online. Vale conferir ainda as ofertas da Unicamp, ITA e Sebrae.