Livro "Todas as mulheres dos presidentes" tem lançamento dia 09

De Mariana da Fonseca a Michelle Bolsonaro, passando por Nair de Teffé, Darcy Vargas, Maria Thereza Goulart, Dulce Figueiredo, Rosane Collor e Ruth Cardoso, "Todas as mulheres dos presidentes" reconstrói a trajetória das 34 primeiras-damas a partir de fatos reveladores e surpreendentes, muitos deles apagados pelo tempo. O livro, de Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo, tem lançamento na próxima segunda-feira, dia 09, às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema.


Uma pesquisa inédita, que joga luz sobre essas mulheres, quase todas ofuscadas pelos maridos ilustres, mas que ajudaram a influenciar os rumos do país nestes 130 anos de República.


Há um sem número de biografias, perfis, ensaios e trabalhos acadêmicos sobre os presidentes do Brasil. Porém, em 130 anos de República, pouco se pesquisou sobre as primeiras-damas. Com raras exceções, suas histórias foram relegadas a citações em publicações sobre os ilustres maridos. "Todas as mulheres dos presidentes" revela que, mesmo limitadas pelos costumes de suas épocas e pela liturgia do cargo, muitas tiveram presença relevante na vida do país.


O resultado é um livro surpreendente, narrado em linguagem simples e saborosa. A obra é publicada pela editora Máquina de Livros.


A Travessa de Ipanema fica na Rua Visconde de Pirajá 572.