Andy Warhol previu a era do Instagram. Nos anos 1970 e 1980, com suas máquinas Polaroid e Minox 35mm, o artista norte-americano registrou incessantemente a efervescência da cena artística novaiorquina e fez retratos de diversos personagens ao seu redor. Para ele, em uma de suas máximas mais famosas, todo mundo teria seus quinze minutos de fama no futuro. Com o intuito de tornar este difícil período atípico em um meio de descobertas e de exercício da nossa inventividade, a SP-Arte participa do desafio #AndyWarholChallenge, promovido em parceria com a galeria Bergamin & Gomide, Act. Art Consulting Tool e a NARS Cosmetics. A iniciativa propõe um momento em que público e seus filhos, seus companheiros de casa, sua família, seus pets, todos se voltarão para esse empenho criativo, em uma suspensão das angústias cotidianas, e em uma descoberta de novas possibilidades de habitar os cômodos, de interagir com os móveis, de vestir suas roupas.

Vasculhe os armários, ponha Velvet Underground, Blondie ou Madonna pra tocar e interprete com os meios que tiver em mãos as fotografias de Andy Warhol. O público decide se quer ser Arnold Schwarzenegger, Grace Jones, Jean Michel Basquiat, Jane Fonda, Keith Haring ou Mick Jagger!O desafio, que acontece até 27 de maio de 2020, consiste na publicação de fotos pelos internautas em suas respectivas contas de Instagram, recriando as fotografias polaroids de Andy Warhol. É possível usar a própria câmera do celular! As três melhores imagens, escolhidas por um júri profissional, irão a voto popular para receber prêmios como uma câmera Instax Mini 9 de fotografia instantânea, o célebre livro “Andy Warhol Polaroids 1958-1987”, da Taschen, ou um kit de maquiagem NARS.

Para participar, basta seguir a @sp_arte, a @artconsultingtool, a @bergamingomide e a @narsissist no Instagram, marcar essas contas e soltar a imaginação usando a hashtag do desafio. A ação acontece às vésperas da abertura da mostra “Andy Warhol: Photographs”, da galeria Bergamin & Gomide, que será exposta exclusivamente na plataforma do Artsy a partir de dia 21 de maio. Para conferir a comissão de seleção e outros detalhes do #AndyWarholChallenge, confira o regulamento completo.