“A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha, tem sido agradável companhia para a jornalista e apresentadora Silvia Poppovic. “Livro delicioso. Romance sensível e gostoso que reúne drama e humor para falar da invisibilidade da mulher. Imperdível”, comenta Poppovic.

Feito raro para um romance de estreia, a obra já era festejada internacionalmente antes de chegar às livrarias brasileiras, com os direitos vendidos para mais de dez editoras estrangeiras.

O livro, recentemente adaptado para cinema, se passa no Rio de Janeiro dos anos 1940. A personagem Guida Gusmão desaparece da casa dos pais sem deixar notícias, enquanto sua irmã Eurídice se torna uma dona de casa exemplar.

Mas nenhuma das duas parece feliz em suas escolhas.

A trajetória das irmãs Gusmão em muito se assemelha com a de inúmeras mulheres nascidas no Rio de Janeiro no começo do século XX e criadas apenas para serem boas esposas. São as nossas mães, avós e bisavós, invisíveis em maior ou menor grau, que não puderam protagonizar a própria vida, mas que agora são as personagens principais do primeiro romance de Martha Batalha.

Enquanto o leitor acompanha as desventuras de Guida e Eurídice, é apresentado a uma gama de figuras fascinantes: Zélia, a vizinha fofoqueira, e seu pai

Álvaro, às voltas com o mau-olhado de um poderoso feiticeiro; Filomena, ex-prostituta que cuida de crianças; Luiz, um dos primeiros milionários da República; e o solteirão Antônio, dono da papelaria da esquina e apaixonado por Eurídice.

Essas múltiplas narrativas envolvem o leitor desde a primeira página, com ritmo e estrutura sólidos. Capaz de falar de temas como violência, marginalização e injustiça com humor, perspicácia e ironia, Martha Batalha é acima de tudo uma excelente contadora de histórias. Uma promessa da nova literatura brasileira que tem como principal compromisso o prazer da leitura.

A versão para o cinema, com direção de Karim Aïnouz, chegou às salas francesas em maio de 2019. Com música composta por Benedikt Schiefer

e com Carol Duarte, Julia Stockler, Gregório Duvivier no elenco, a filme foi indicado ao Prêmio Independent Spirit de Melhor Filme Estrangeiro e recebeu o Prêmio Um Certo Olhar.

Ficha técnica do livro:

Título: A Vida Invisível de Eurídice Gusmão

Capa: Claudia Espínola de Carvalho

Páginas: 192

Lançamento: 20/04/2016

Selo: Companhia das Letras