Série de Claudia Andujar inspira atividade "Poéticas do Afeto" no IMS

"Poéticas do Afeto" é uma atividade educativa que integra o programa Família em Foco, do Instituto Moreira Salles. Nesta edição, que acontece no próximo dia 09, no IMS Rio, na Gávea, a iniciativa é relacionada à exposição "Claudia Andujar: a luta Yanomami".

Hélio Xaxanapi thëri com colar de miçanga e penacho de mutum no braço, Jundiá. Claudia Andujar, 1974.

Inspirados em Claudia, que produziu uma série de retratos que revelam intimidade e afeto entre a fotógrafa e os retratados, os participantes deste Família em foco vão produzir fotografias poéticas retratando seu universo familiar, utilizando diversos tipos de materiais.


Na década de 1970 Claudia Andujar produziu uma série de retratos que apresentam detalhes dos corpos, dos adereços, das pinturas corporais mapeando, por meio das imagens, diferentes aspectos da cultura Yanomami.


A retrospectiva apresenta o trabalho da fotógrafa e ativista que dedicou a vida a estudar e proteger um povo indígena ameaçado de extinção. A mostra, com imagens e documentos inéditos, reconta a transformação de um projeto fotográfico em um marco da história visual e política do País.


O Família em Foco é um programa de ações para grupos familiares, que exploram os jardins e a arquitetura da casa, as exposições em cartaz e os acervos do IMS. Promove a interação, convivência e aprendizagem de forma lúdica, entre adultos e crianças a partir de 6 anos.


"Poéticas do Afeto" acontecerá no sábado 09, das 16h às 17h. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas a 15 participantes, que devem ser inscrever previamente por e-mail. A atividade é indicada para crianças a partir de 6 anos.


O IMS Rio fica na Rua Marquês de São Vicente 476, na Gávea.