Rudi Sgarbi conta sua trajetória em "Black", no Espaço dos Correios

O Espaço Cultural dos Correios apresenta a exposição individual "Black", de Rudi Sgarbi, com vernissage na próxima quarta-feira, dia 18, às 15h.


"Poderia uma única palavra ter significados extremamente opostos? Sim... black.


Essa palavra da língua inglesa nos remete ao luxo, à crise, ao exclusivo, à melancolia, ao humor negro, à elegância, ao desespero, ao requinte, ao luto... tudo ao mesmo tempo ou de forma isolada. Uma palavra forte, que não precisa estar inserida numa frase para ser compreendida.



Mais que uma palavra, black é um conceito. Conceito esse que foi usado como base dessa exposição que apresenta a trajetória artística de Rudi Sgarbi, desde as primeiras inspirações até as obras mais atuais.


Assim como esse disparate entre as definições dessa palavra-conceito, grande parte dos artistas passa pelas mais diversificadas experiências, ou mesmo fases, no decorrer da vida. Às vezes em momentos difíceis, perdendo o chão, sentindo necessidade de recorrer à alguma fé ou, até mesmo, enxergando o mundo com sarcasmo... e às vezes, em momentos de glória, em que a vida é conduzida na melhor forma possível, com todo o universo conspirando a favor. Simples assim.



Por esse motivo, todas as obras dessa exposição foram executadas em tons de preto. Objetos de uso cotidiano, releituras de obras de arte, lixo, materiais nobres, ferramentas que possuem alguma história, itens de consumo, elementos de amor, guerra, caos, superação... 15 anos de carreira retratados em preto!"


A exposição poderá ser visitada até 1º de fevereiro. O Espaço Cultural dos Correios fica na Avenida Visconde do Rio Branco 481, no Centro, Niterói.