Roberto Menescal, Marcos Valle e Fernanda Takai se apresentam hoje no Espaço Furnas Cultural

Roberto Menescal, Marcos Valle e Fernanda Takai celebram os 60 anos da Bossa Nova com o show "O Tom da Takai", neste domingo, no Espaço Furnas Cultural. O espetáculo também presta homenagem a Tobim Jobim, com interpretações do lado B do compositor.

Os compositores e instrumentistas Roberto Menescal e Marcos Valle, ao lado da cantora Fernanda Takai, que gravou um CD em homenagem a musa da Bossa Nova, Nara Leão, celebram os 60 anos da bossa com esse tributo a Tom Jobim. O show é um passeio musical pela obra do grande mestre do movimento.


O repertório é o mesmo do álbum e contempla algumas das primeiras composições de Tom Jobim. São sete faixas produzidas e arranjadas por Roberto Menescal: Aula de Matemática/Discussão (pout-pourri), Bonita, Esquecendo Você, Samba Torto, Eu Preciso de Você, Fotografia e Estrada do Sol. As outras sete, com arranjos e produção de Marcos Valle: Ai Quem me Dera, Olha p'ro Céu, Outra Vez, Só Saudade, The Red Blouse, Once I Loved (O amor em paz) e Brigas Nunca Mais.


"Eu sempre tive muito cuidado ao fazer qualquer coisa com músicas do Tom, porque ele já foi bastante gravado. Mas imediatamente vi que esse projeto poderia ser muito interessante, porque a Fernanda tem personalidade própria. Procuramos músicas menos gravadas, mas interessantes. Ouvi muita, muita coisa... Depois pensamos em arranjos diferentes também. O Menescal e eu dividimos as canções, mas tocamos juntos em todas, o que trouxe uma unidade. E a Fernanda tem uma voz deliciosa que se encaixa tão bem nas letras, suave, coloquial, se enquadrou perfeitamente. Tudo isso e também o clima, nossa amizade, deu tão certo que foi transpassado para o disco. Tenho muito orgulho de ter feito esse projeto e agora estamos com grandes expectativas para o show", conta Marcos Valle.


A ideia do disco partiu de uma série de shows de 2017 feitos para o Centro Cultural Banco do Brasil, quando o trio se reuniu para celebrar os 80 anos de Menescal e apresentou canções diversas da Bossa Nova. "Para essa série fiz um arranjo de Estada do Sol, do Jobim, pensando na Takai, especialmente pra ela. E quando ela cantou no show me veio o projeto na cabeça, na hora, com nome e tudo. Convidei o Marcos e ela ali mesmo no palco, na frente da plateia e eles toparam. Depois disso tudo fluiu, a gravadora confirmou, sugerimos as músicas e a Fernanda gostou, selecionou, gravamos. Foi tão simples, sem complicações, mas o resultado está muito sofisticado", conta Roberto Menescal.


No show do Espaço Furnas, o trio será acompanhado pelos músicos Adriano Souza (Teclados), Jefferson Lescowich (Baixo) e Renato "Massa" Calmon (Bateria) – esses três últimos também participaram da gravação do disco. O repertório tem todas as canções do CD, mais algumas surpresas.


"Para escolher as canções, os produtores me passaram algumas que eram um pouco menos conhecidas que os grandes clássicos. Fomos atrás de músicas que não tinham muitas regravações e que poderiam ganhar um novo foco junto ao público. Confiei muito no conhecimento deles sobre a obra do Tom Jobim. O resultado, particularmente, superou minhas expectativas que já eram excelentes. Temos um álbum muito leve, ao mesmo tempo sofisticado e pop, usando o que a Bossa Nova tem de melhor. E soa muito novo, atualizado. As canções têm uma qualidade incomparável", comenta Fernanda Takai.


Um dos músicos mais conhecidos no mundo ganha uma nova roupagem. O público, mais um motivo para ouví-lo novamente. "Estamos enfocando um autor de alcance mundial, mas de maneira nova, com arranjos muito diferentes dos originais, pensados para a Fernanda. Eu já tenho certeza que será um sucesso daqui até no Japão", exalta Menescal.


O show começa às 19h. A entrada é franca e os ingressos são distribuídos uma hora antes dos espetáculos (um por pessoa).


Foto: Quinho Mibach