Rio recebe evento de inovação "Picnic Brasil" em novembro

Nos dias 1 e 2 de novembro, o Rio de Janeiro recebe a segunda edição no Brasil do "Picnic", evento de inovação, criatividade e tecnologia, que reunirá no ExC, na Lagoa, alguns dos principais futuristas, artistas, pesquisadores, criativos e empreendedores nacionais e internacionais de áreas como transumanismo, singularidade, inteligência artificial, antropoceno, biohacking, realidade virtual, economia e negócios.

A palestrante Giane Brocco.

Com foco em humanidades, tecnologias e distopias, a segunda edição do "Picnic Brasil" traz ao País profissionais como George Dvorsky, futurista canadense, escritor de ciências e especialista em ética; o artista Jorge Bakker; e o diretor executivo do Institute for Ethics and Emerging Tech e autor do livro Citizen Cyborg, James J Hughes, entre outros.


Para propagar realizações e estimular ainda mais a produção brasileira, a curadora do evento, Daniela Brayner, também convoca brasileiros que estão na vanguarda: a empreendedora Giane Brocco, que combina a engenharia com a sua paixão pela natureza para promover inovação, criatividade e liderança inspiradas pela natureza em Biomimética. Fundadora do Biomimicry Brasil e da Amazu Biomimicry, Giane foi uma das 100 primeiras pessoas no mundo a se certificar na área. O “DevArtist” (mistura de artista e desenvolvedor) Clelio de Paula, nascido e criado em Xerém, Baixada Fluminense, que investiga afetividade e memória por meio de holografias em ambientes virtuais.

A designer, artista & empreendedora social Luisa Fosco.

Para transformar ideias em projetos, o evento também realizará laboratórios. E o público está convidado a colocar ‘a mão na massa’ desde já, se inscrevendo no Hackers Camp, um convite para quem quer se desafiar a pensar soluções práticas e inovadoras para problemas reais. Coordenado em parceria com o Hub, o Hackers Camp é um espaço para makers, hackers, criativos de diversas idades e áreas do conhecimento debaterem e colocarem ideias em prática, com mentorias em diversas áreas.


Além dos tópicos principais (hacking, segurança, privacidade, internet das coisas etc), os participantes terão contato com temáticas que pretendem ajudar a fomentar ainda mais a diversidade para crescer e desenvolver os protótipos para a apresentação final. Os projetos que se destacarem ganharão prêmios de nossos parceiros. O Hackers Camp terá como foco os componentes de casas inteligentes, utilizando as tecnologias emergentes para resolução de problemas reais.


Criado em 2006, em Amsterdã, o "Picnic" ganha sua segunda edição no Brasil – a primeira foi em 2016 - tendo mais uma vez o Rio de Janeiro como ponto de partida para a vanguarda no País, e abre a maratona de fomento à produção intelectual.


O ExC Rio fica na rua Jardim Botânico 1.011. A entrada para o evento se dará pela portaria do Jockey Club Brasileiro (Praça Santos Dumont 31, Gávea).


Fotos: divulgação