"Repercutindo Zé Ramalho" tem única apresentação dia 17 no Rio

Os músicos Jeff Chagas (violão e voz), Robertinho Silva (percussão), Sandro Lustosa (percussão) e Jefferson Gonçalves (gaita) levam para o palco do Teatro Rival Petrobras o show "Repercutindo Zé Ramalho", com única apresentação na próxima terça-feira, dia 17, às 19h30.


Apostando na força rítmica da obra de Zé Ramalho, o trio formado por Jeff Chagas, Robertinho Silva e Sandro Lustosa convida o gaitista Jefferson Gonçalves e apresenta ao público canções do compositor paraibano com roupagem percussiva e arranjos originais, em um espetáculo vibrante e potente, dirigido por Ana Paula Lopes.

A vasta obra de Zé Ramalho é fortemente influenciada por uma herança cultural nordestina que se traduz na riqueza rítmica e na construção poética de seu repertório. Suas músicas são também marcadas por um pronunciado simbolismo, que adicionou psicodelia, religiosidade e mistério ao seu trabalho, e revelou um artista extraordinário que há décadas encanta o público.


É esse universo místico e mítico das canções, conduzido pela força da percussão brasileira, que os músicos levam ao palco e vão embalar tanto convertidos quanto não-iniciados nos versos do "poeta dos abismos".


Zé Ramalho sempre foi um personagem enigmático. Por combinar em suas criações o repente nordestino com ufologia, magia e mitologia, sua imagem foi associada a uma espécie de "profeta da caatinga". O repertório de seus mais de 30 álbuns lançados aborda temas como as peculiaridades da vida no sertão, a força da mulher, os ancestrais, a natureza, o meio ambiente, as memórias da infância, o amor e muito mais.


Em outubro de 2019, Zé Ramalho completou 70 anos. Mais que uma justa homenagem a um dos ícones vivos da cultura nordestina, "Repercutindo Zé Ramalho" reafirma as possibilidades de leitura do compositor e revela ao público as muitas qualidades de sua obra.


Direção Geral

Ana Paula Lopes

Direção de arte

Paula Rocha

Produção

Tatiana Horácio

Arte Gráfica

Gabi Mello

Fotografia

Freitas Domingão


O Teatro Rival Petrobras fica na Rua Álvaro Alvim 33 / 37, subsolo, na Cinelândia, Rio de Janeiro.