"Renascimento", de Adriana Duque, tem vernissage na Zipper dia 06

Adriana Duque inaugura sua exposição individual "Renascimento", com curadoria de Eder Chiodetto, na terça-feira 06, às 19h, na Zipper Galeria, em São Paulo. Após cinco anos, a artistas colombiana volta a expor no Brasil.

Em sua última exposição solo no País – “Íconos”, em 2014, também na galeria – a artista apresentou trabalhos que estabeleciam relações com a pintura holandesa do período Barroco. Agora, as fotografias da artista dialogam com a pintura retratual renascentista, a partir das características típicas do movimento cultural surgido entre os séculos XIV e XVI na Europa.


O trabalho de Adriana Duque incita o embate entre a fotografia e a pintura. A artista utiliza a fotografia – e os recursos contemporâneos dedicados a este suporte – para realizar aproximações e releituras da pintura de diversos momentos da história da arte.


No caso do Renascimento, a artista faz uma reflexão sobre a individualidade, uma noção que se encontra na base da passagem da visão teocêntrica da Idade Média para o humanismo. A explosão de retratos que se viu surgir no Renascimento diz respeito ao crescente interesse pela individualidade no período, em contraposição à representação do divino durante a Idade Média.


Longe, porém, de procurar retratar representações fiéis da realidade, Adriana Duque questiona a própria noção de retrato e seu papel no mundo contemporâneo: em "Renascimento", as fotografias se constituem como montagens de elementos a partir de técnicas digitais.


"Cada um dos trabalhos coloca a definição do retrato em um campo em movimento, porque não são imagens obtidas pela simples gravação da realidade do sujeito retratado. A totalidade de cada obra é composta parte por parte, de modo que cada imagem resultante corresponde, na realidade, a fragmentos dispersos e remontados meticulosamente na busca de uma imagem ideal, aquela que só habita a mente do artista", afirma Adriana Duque.


A individual "Renascimento" fica em cartaz até 31 de agosto. A Zipper Galeria fica na Rua Estados Unidos 1.494, no Jardim América.