Rafael Baron é o mais novo artista representado pela Portas Vilaseca

Rafael Baron é o mais novo artista representado pela Portas Vilaseca Galeria. Nascido em Nova Iguaçu (1986), no Rio, onde vive e trabalha, Rafael é graduado em Teologia pela Faedac e em Fotografia e Fotografia de Estúdio pelo Senac-RJ. Estudou Desenho (com Sérgio Dias), Pintura (com Celso Mathias) e História da Arte (com Thiago Martins). Também frequentou cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV (RJ).

Na sua prática artística, desenvolve estudos e pesquisas sobre a pintura figurativa, com um olhar para a poética contemporânea. Seu trabalho parte da leitura da figura humana, pela qual detecta as subjetividades da personalidade de cada indivíduo, buscando características singulares no processo de criação de seus personagens.


Em sua pesquisa, Rafael Baron aborda problemáticas do preconceito social, racismo, LGBTfobia, misoginia, etc. Defende a arte como uma poderosa ferramenta de comunicação, que possa contribuir para uma vivência social harmoniosa. Ao propor um diálogo aberto sobre a tolerância e a representatividade, o artista convida o espectador a uma coautoria com cada um de seus personagens.

Recentemente, Rafael foi vencedor do concurso "Garimpo" (2019/2020), promovido pela revista Dasartes e voltado para artistas brasileiros em fase de consolidação de carreira e que nunca tenham tido uma individual em uma instituição de arte. Seus trabalhos já fazem parte de coleções particulares no Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará (Brasil); e Boston (EUA).