Projeto "Poesia de Fachada", em SP, tem curadoria de Tadeu Jungle

A Zipper inaugura no próximo sábado, dia 29, às 12h, o projeto "Poesia de Fachada", de ocupação da fachada da galeria com poemas visuais. A ideia é que a cada nova abertura de exposições na galeria se inaugure um novo poema visual, ao longo de 2020.


A primeira ocupação será realizada pelo artista Tadeu Jungle, com o trabalho “Você está aqui”, que hoje também preenche a empena de 555 m² do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), se configurando como o maior poema visual impresso já feito no Brasil.

Concebido em 1997, o poema se multiplicou ao longo dos anos em diversos suportes: pequenos adesivos, pintura sobre tela, caixas de fósforo, placas de metal, copos, camisetas, faixa de plástico presa a avião e instalações de grande porte. No interior da galeria, Jungle exibe, ainda, seis novos objetos feitos especialmente para a instalação do MAC.


Similar ao conceito de grafitti, o trabalho não deixou o espaço público e não abandonou características da aparição anônima. “Você está aqui é um poema Zen. Um poema que chama o espectador para a reflexão daquele momento presente. Ele propõe que experimentemos a realidade direta, aqui e agora”, comenta o artista Tadeu Jungle, que também passa a assumir a curadoria do projeto "Poesia de Fachada".

A Zipper Galeria fica na Rua Estados Unidos 1.494, no Jardim América, em São Paulo.