Projeto "Convergências", de Tchello d’Barros, começa nesta quinta-feira

As obras textuais e imagéticas do artista multimídia Tchello d’Barros seguem para uma maratona cultural na capital mineira. O projeto "Convergências", que começa nesta quinta-feira, dia 13, inclui o lançamento de seu novo livro, abertura de exposição, projeção de videoarte, mesa-redonda e oficina ministrada por ele. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Imersão Latina, Coletivo Contorno, Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (MG), Biblioteca Pública de Minas Gerais e a editora Sangre Editorial. A curadoria e a produção são assinadas pela jornalista Brenda Mar(que)s Pena.

O artista Tchello d'Barros. Foto: Vanessa Angelo

Tchello d’Barros acaba de apresentar a exposição Convergências na Europa, no International Art Fest, na Sérvia. No Rio de Janeiro a mostra ocupa ao mesmo tempo o Instituto de Comunicação CPMS, em Copacabana, e a Faculdade Hélio Alonso, em Botafogo. Em julho, a exposição segue para Portugal.

"Convergências" é um projeto multimídia que apresenta a produção em Poesia Visual de Tchello d’Barros em diversos suportes, como livro, blog, vídeo, instalação, Internet, projeções em espaços públicos, além da exposição física, que já passou por 17 instituições culturais em dez estados do País.


A mostra apresenta uma seleção de trabalhos criados ao longo de duas décadas, com poemas visuais em imagens gráficas em P&B, impressas digitalmente em chapas de PVC, não comercializáveis, abordando temas sociais, políticos, relações humanas e do cotidiano brasileiro. No evento de abertura, haverá também uma projeção do videoarte "Devorável" e a 13ª edição da mesa-redonda Poesia Visual Contemporânea, com Carlos Barroso, Iara Abreu e Tchello d’Barros, mediada pela curadora Brenda Mar(que)s Pena. As mesas-redondas sobre poesia visual são um projeto que Tchello d’Barros realiza desde 2013 em diversas cidades no Brasil.


"Convergências" acontece até 09 de julho, na Biblioteca Pública Estadual Professor Francisco Iglesias (Rua da Bahia 1.889, em Funcionários, BH).


Fotos: divulgação