Projeto Arte+Care apresenta obras inéditas de Solange Escosteguy

Dando sequência ao ciclo #4 do programa Arte+Care, a Portas Vilaseca Galeria apresenta nesta semana "Na Janela", uma série inédita de pinturas em pequeno formato da artista Solange Escosteguy. Como em séries anteriores da artista, as palavras aparecem mais uma vez de uma forma sintética, desta vez afinadas com o "contingenciamento" social que estamos vivendo nesses tempos incertos.

Em vez de frases de efeito, o que observamos é um exercício poético impulsionado por uma ou duas palavras. Sem a intenção de criar manifestos, as 20 pinturas que compõem essa série procuram abrir novos caminhos para ideias e pensamentos, como pequenas faíscas de alerta em resposta a novos fascismos. Em tempos difíceis, menos pode ser mais.

Parte da venda desses trabalhos irá beneficiar mais uma iniciativa relevante de interesse público nos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. Para esta quarta etapa do programa Arte+Care, o apoio é para o projeto "Lanchonete <> Lanchonete", um trabalho coletivo mobilizado pela artista Thelma Vilas Boas, que se desenvolve no território ancestral conhecido como Pequena África, na região central da cidade do Rio de Janeiro.

O projeto funciona como uma cooperativa / escola de saberes / cozinha comunitária e política. Desde 2016, vem promovendo e fortalecendo processos de aprendizado coletivo, de troca e de escuta entre os seus interlocutores e articuladores: crianças, jovens, adultos, artistas, trabalhadores, professores, pesquisadores, vizinhos, amigos e demais parceiros, todos juntos nos propósitos de bem-estar social e vivência de potencialidades. O projeto atende atualmente uma rede de 56 crianças que vivem nos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo.

Fale conosco