Programa CCBB Educativo oferece atividades durante férias de julho

Durante as férias escolares do mês de julho, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação oferece atividades para todas as idades e toda família no CCBB Rio.

Integrantes da Cia Trilhos.

Até o próximo dia 29, a programa inclui contação de histórias, sempre às segundas, quintas e sextas-feiras, a partir das 17h, no 1º andar do CCBB e Foyer do cinema, com a trupe da Cia Trilhos e os educadores do CCBB Educativo, que irão compartilhar histórias sobre a fauna e a flora do Brasil, além de outras que aconteceram nas diferentes regiões do País, trazidas pelos educadores e arte educadores da Cia Trilhos.


A Cia Trilhos é uma trupe de artistas que pesquisa e movimenta a cultura popular por meio da literatura e oralidade, música, teatro, artes visuais, arte educação, brincadeiras e vivências, sob viés lúdico e afetivo. Sua atuação no campo do teatro e literatura está voltada para a palavra narrada dentro da tradição popular brasileira.


Do dia 25, a partir das 10h, acontece uma programação extra "Especial Férias – 50 Anos de Realismo", voltada para bebês de 4 meses até 2 anos e 11 meses de idade, acompanhados de seus responsáveis. A proposta é oferecer a bebês e crianças pequenas um mergulho sensorial à exposição "50 Anos de Realismo: Do Fotorrealismo à Realidade Virtual".


As oficinas artísticas do "Lugar de Criação" acontecem de sexta à segunda-feira e feriados, das 11h às 13 horas e das 15h às 17 horas, e oferece atividades inspiradas por uma das exposições em cartaz.


Nesta semana, de 19 a 22, as atividades serão baseadas na exposição "Paul Klee: Equilíbrio Instável", com jogos de criação inspirados pela geometria do artista suíço. Já a semana seguinte, de 26 a 29, trará experimentos sobre representação em resposta às obras da exposição "50 Anos de Realismo: do Fotorrealismo à Realidade Virtual".

O Múltiplo Ancestral apresentará seu Baile da Crespinhos.

No último final de semana das férias escolares, o Múltiplo Ancestral promove o Bailinho da Crespinhos, no sábado, dia 27, 10h às 12h, com uma apresentação no térreo do CCBB, com músicas e passinhos para animar crianças e adolescentes.


O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público e mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. A plataforma alia a tradição oral, o afeto e os olhares sobre o material e o imaterial, fortalecendo a relação dos diferentes sujeitos com situações caracterizadas pela diversidade.


O Bailinho da Crespinhos é um encontro musical voltado para as crianças e adolescentes criado em 2015, com o objetivo de valorizar os movimentos musicais de periferia, promovendo um espaço em que as crianças possam desenvolver sua autonomia e sintam-se livres para explorar a movimentação de seus corpos.


O Bailinho participou do Festival Latinidades, em Brasília, de encontros como o Encrespa Geral, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e no Festival Feira Preta.


Além desses eventos oferecidos pelo CCBB Educativo, acontecem diariamente as visitas mediadas, com capacidade para até 20 participantes, para as exposições "Paul Klee: Equilíbrio Instável", todas as segundas, quintas e sextas-feiras, às 12 horas. E para a mostra "50 Anos de Realismo: do Fotorrealismo à Realidade Virtual", as visitas são realizadas de quarta à segunda-feira, às 18 horas, e sábados e domingos, às 12 horas.


As visitas mediadas são oferecidas diariamente, sem necessidade de agendamento prévio, a partir de temas e horários pré-definidos. Os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.


O Centro Cultural Banco do Brasil Rio fica na Rua Primeiro de Março 66, no Centro.