Prix Photo Aliança Francesa tem inscrições abertas até 11 de outubro

Sob o tema "Fronteiras" o concurso Prix Photo Aliança Francesa 2019 oferece aos dois primeiros colocados premiações como uma semana de viagem em Paris, um fim de semana em um hotel no Rio de Janeiro ou ainda uma bolsa de estudos na Aliança Francesa, além de exposição coletiva na Galeria Aliança Francesa Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site até 11 de outubro.

Weberton Skeff

"Estamos assistindo à reafirmação das fronteiras, que nunca chegaram a desparecer", Michel Foucher, geógrafo e diplomata francês.

Ana Carolina Fernandes

A França possui sua maior fronteira terrestre justamente com o Brasil. Trata-se, aqui, da fronteira na sua acepção mais tradicional, como limite, marco ou linha divisória entre dois países. Uma linha a princípio invisível, que, no entanto, vem ganhando materialidade em certas regiões do mundo. Embora para muitos o primeiro significado que se tem em mente seja o de divisão ou separação, a fronteira pode ser percebida igualmente como ponto de contato, de trocas ou até mesmo de fusão com o outro, com a alteridade.

Weberton Skeff

No campo das artes, a fronteira pode ser compreendida como o tênue limite entre técnicas e olhares: preto e branco/cor, analógico/digital, ficção/realidade...

Ana Carolina Fernandes

As inscrições para o concurso fotográfico Prix Photo Aliança Francesa 2019 podem ser feitas por todo e qualquer fotógrafo, pessoa física, maior de 18 anos e residente no Brasil, gratuitamente. Os interessados devem acessar o site do concurso, preencher a ficha de inscrição e enviar dez imagens inspiradas no tema "Fronteiras", que convida os fotógrafos do Brasil a refletirem sobre esse conceito, que admite múltiplas acepções, perspectivas e traduções imagéticas.

As fotos podem ser em cor ou em preto e branco, manipuladas ou não, obtidas por meio de equipamento analógico ou digital. O concurso cultural é promovido pela Delegação Geral da Aliança Francesa do Brasil com apoio da Air France, do Hotel Santa Teresa RJ MGallery e autorizado pelo Ministério da Economia (C.A. SECAP/MF Nº 17377.003691/2019-46).

As obras vencedoras serão selecionadas por um júri técnico. Os dois primeiros colocados são escolhidos pelo júri oficial, e um terceiro premiado é escolhido por voto popular em votação exclusivamente eletrônica, realizada pelo site, entre os dias 23 de outubro e 25 de novembro.


O primeiro colocado será contemplado com um pacote de viagem com direito a acompanhante, contendo: passagens aéreas ida e volta da Air France para Paris, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro ou Fortaleza, translado a partir da residência, hospedagem de seis noites em Paris com café da manhã em hotel 3 estrelas. O segundo colocado receberá como prêmio um pacote de viagem com um acompanhante, incluindo: hospedagem de duas noites com café da manhã no Hotel Santa Teresa RJ MGallery, no Rio de Janeiro, passagens de ida e volta para o Rio de Janeiro, saindo da cidade do contemplado e translado a partir da residência.


O terceiro trabalho, eleito pelo voto popular, ganhará uma bolsa de estudos, por um semestre, na Aliança Francesa mais próxima de sua residência. Os portfólios dos três vencedores participam, ainda, de exposições itinerantes pelas Alianças Francesas no Brasil e no exterior. A exposição de abertura será na Galeria da Aliança Francesa Rio de Janeiro, prevista para março de 2020. A divulgação dos resultados da votação do júri popular e do júri oficial será feita no site do concurso no dia 06 de dezembro.