Petrônio e as Criaturas tocam no Observatório do Conhecimento

A banda Petrônio e as Criaturas está entre as atrações da próxima edição do Observatório do Conhecimento, que acontece neste domingo, dia 30, na Torre Malakoff, no Recife. No repertório, músicas do mais recente disco, Troglodita. O evento começa às 11h e a programação musical está prevista para as 18h. O acesso é gratuito e livre para todas as idades.

A banda Petrônio e as Criaturas

O Observatório do Conhecimento abrange as áreas da educação, interação social e tecnologia, uma vitrine de projetos desenvolvidos por alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além de Petrônio e as Criaturas, a "feira criativa" também terá shows das bandas Mascates e Rockalito, de Caruaru.

O compositor e multi instrumentista Petrônio Lorena

Ciência, tecnologia, inovação e cultura, isto é a universidade pública federal. É com este mote que a Adufepe-Sindicato e o Observatório do Conhecimento promovem o Observatório do Conhecimento, integrando a programação do projeto Recife Antigo de Coração. Com o objetivo de apresentar para a sociedade um recorte dos projetos de pesquisa e programas de extensão de sucesso na UFPE, o espaço receberá mostras de iniciativas em áreas como Petróleo e Gás, Geologia, Engenharia Biomédica, Saúde, Inovações Automobilísticas, Fabricação Digital, Matemática e Astronomia, que possuem alto impacto na vida cotidiana da população em geral e papel fundamental no desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado.

Uma das atrações do evento, Petrônio e as Criaturas apresentarão músicas do novo disco, Troglodita.

O Observatório do Conhecimento na Torre Malakoff tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade sobre o papel essencial desempenhado pelas universidades públicas na produção do conhecimento e desenvolvimento do País. A atuação da Universidade Federal de Pernambuco, em especial no campo das pesquisas e em seus projetos multidisciplinares, é referência mundial por seu caráter inovador. O resultado desta vasta produção impacta diretamente na vida da população, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas criativas e funcionais para resolver problemas coletivos.


Durante todo o dia o público poderá passar pelos estandes dos projetos de pesquisas produzidos na universidade, em seus mais diversos segmentos, além de assistir vídeos destacando as iniciativas de sucesso da universidade pública e seu papel fundamental para o desenvolvimento do País.


Participam da ação projetos desenvolvidos pelo Departamento de Engenharia Biomédica, que estudam o uso da Inteligência Artificial para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças como o Alzheimer e o Câncer de Mama; o Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Fitoterápicos Padronizados a Partir da Flora Regional, do Departamento de Farmácia; o GREA3D - Grupo de experimentos em artefatos 3D, que trabalha no desenvolvimento de ações de prototipagem e impressões em 3D, fabricação digital, sistemas generativos de projeto, robótica e modelagem paramétrica. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEMAT), responsável pela discussão e reflexão sobre o ensino da Matemática, aplicada na prática atividades, métodos e estratégias didáticas, com a finalidade de aperfeiçoamento, capacitação e estímulo permanente da atividade docente em Matemática.


A Torre Malakoff fica na Praça do Arsenal da Marinha, 50.030-170, no Recife.