Pedro Victor Brandão encerra o ciclo #1 do programa Arte+Care

Encerrando o ciclo #1 do Programa Arte+Care, a Portas Vilaseca Galeria apresenta em pdf no seu site e também no perfil da galeria no Artsy, um conjunto de fotografias inéditas do artista Pedro Victor Brandão.


Intitulada "Miniversos", a série é composta por detalhes achados dentro de uma paisagem doméstica. Utensílios, alimentos e medicamentos foram iluminados com luz de estúdio e fotografados com uma lente macro, revelando sombras, reflexos e texturas que na maioria das vezes passam despercebidos. Como em outras séries desenvolvidas pelo artista, "Miniversos" inclui um mecanismo financeiro de propagação.

Pedro Victor Brandão, Bola de Tênis, da série "Miniversos", 2020

Cada uma das imagens é única e foi impressa apenas uma vez pelo impressor Thiago Barros. No ato da compra, o artista amplia o direito de propriedade com o direito de cópia dos trabalhos dessa série: a colecionadora ou colecionador recebe também o arquivo em alta resolução autenticado na plataforma OriginalMy, podendo fazer cópias adicionais em outros formatos e técnicas.


Havendo monetização de cópias adicionais, firma-se o dever da proprietária ou proprietário de reservar o lucro em 35% em benefício próprio, 15% para alguma iniciativa não-lucrativa de relevância atestada publicamente, 25% para a Portas Vilaseca Galeria e 25% para o artista.

Arte+Care é um programa desenvolvido para apoiar os artistas representados pela galeria e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas, organizações e iniciativas relevantes nos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. Séries de trabalhos inéditos e a preços acessíveis (entre R$ 900 e R$ 2 mil cada) foram produzidas exclusivamente para o programa pelos artistas e, a cada mês, uma parte das vendas será doada a uma iniciativa diferente.


Neste ciclo #1, o beneficiado é o Fundo Colaborativo de Emergência para Artistas e Criadores do Solar dos Abacaxis.

Pedro Victor Brandão, Pincel, da série "Miniversos", 2020

No próximo sábado será iniciado o ciclo #2 do programa com um novo grupo de artistas e uma nova iniciativa beneficiada. Abrindo este ciclo, a artista Íris Helena apresenta uma série de trabalhos inéditos. E nas semanas seguintes, participam as artistas Raquel Nava, Ana Hupe e Carolina Martinez.