"Pavilhão aberto" com Lúcio Gomes Machado no próximo sábado

Em janeiro, o programa "Pavilhão aberto" encerra seu primeiro ciclo de encontros com a visita-palestra do professor Lúcio Gomes Machado: O Parque Ibirapuera, do IV Centenário aos dias de hoje. O evento acontece no próximo sábado, dia 18.


Entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, o programa Pavilhão aberto vem oferecendo visitações mensais ao edifício inteiramente vazio, uma experiência direta com o ícone da arquitetura moderna brasileira e símbolo da Bienal de São Paulo.


Além disso, palestrantes convidados conduzem visitas pelo Pavilhão, explorando diferentes olhares sobre o edifício e suas possibilidades como espaço expositivo para a arte contemporânea. O encontro de janeiro encerra este primeiro ciclo do programa.

10h – 14h

pavilhão aberto


Pavilhão da Bienal

Parque Ibirapuera, Portão 3

Entradas: fachada sul (escadaria) e ao lado do Café Bienal (Praça das Bandeiras)

11h – 12h30

visita-palestra com Lúcio Gomes Machado


Em "O Parque Ibirapuera, do IV Centenário aos dias de hoje", o arquiteto apresenta a história do Pavilhão e sua relação com o parque. Construído para receber as celebrações dos 400 anos de São Paulo, o conjunto arquitetônico do Ibirapuera foi um dos projetos mais bem elaborados de Niemeyer e o mês de aniversário da cidade é uma grande oportunidade para relembrar sua história.