Paulo Bruscky inaugura individual neste sábado na Carbono Galeria

Na semana em que completa 70 anos, o artista pernambucano Paulo Bruscky abre a exposição individual "Di Paulos: retrospectiva de um artista múltiplo, arquivista de um Banco de ideias e que não pede permissão", na Carbono Galeria, com curadoria Galciani Neves. A mostra, com vernissage neste sábado, dia 23, às 11h, apresenta uma seleção de trabalhos múltiplos e peças gráficas como publicações, cartazes, anúncios, obras conceituais, gravuras, fotografias, objetos e panfletos produzidos ao longo de seus mais de 50 anos de carreira.

O título da mostra foi retirado de uma obra do artista de 1978, composta por uma cartela de botões com linhas, em que constam as palavras Di Paulos. Essa pluralidade se relaciona com sua trajetória e os inúmeros procedimentos de criação que já experimentou. "Nesta exposição, o público poderá ver os muitos Paulos que existem em mim", conta o artista.

Na exposição retrospectiva, serão exibidos trabalhos de categorização híbrida e que acontecem, conceitualmente, entre a poesia visual, a performance e intervenções no espaço urbano. São trabalhos que já ocorreram em circuitos artísticos alternativos, como os classificados dos jornais, via correio ou em locais destinados a anúncios comerciais em espaços públicos, como também foram distribuídos a transeuntes, promovendo conexões entre arte e cotidiano.


Paulo Bruscky (Recife, 1949), vive e trabalha em Recife. Pioneiro na utilização de mídias contemporâneas, como a arte postal, audioarte, videoarte e xerografia no Brasil, é um dos maiores artistas conceituais na arte brasileira.


Bruscky tem participado de diversas exposições no Brasil e no exterior, incluindo inúmeras bienais, como as 16ª, 20ª, 26ª e 29ª edições da Bienal de São Paulo (1981, 1989, 2004 e 2010) e a 10ª Bienal de La Habana, Cuba (2009), entre outras. Em São Paulo, Paulo Bruscky é representado pela Galeria Nara Roesler.


A Carbono Galeria fica na rua Joaquim Antunes 59, no Jardim Paulistano, em São Paulo.


Fotos: divulgação