"Passeata" reúne obras de 15 artistas na galeria Simone Cadinelli

A Simone Cadinelli Arte Contemporânea inaugura nesta segunda-feira, dia 18, às 19h, a exposição coletiva "Passeata", um convite ao público a vivenciar as plataformas poéticas de 15 artistas mulheres do panorama da arte contemporânea brasileira.

"Orbis Discriptio n.33", obra de Anna Bella Geiger.

Da veterana Anna Bella Geiger a novos nomes como Ana Hortides e Marcela Cantuária, a curadora Isabel Sanson Portella propõe um passeio por diversas gerações, estilos e gênero, como é o caso da artista "gender fluid" (não-binária) Lyz Parayzo.

"Cor de pele", obra de Ana Hortides. Foto: Jessy Gonçalves.

"São diferentes vozes e mídias de expressão, mas o que predomina é o pulsar da liberdade conquistada, do direito de levantar bandeiras e mostrar a que vieram. Longe está o tempo em que o espaço artístico, cultural e social era ocupado exclusivamente por artistas homens. Preconceitos de gênero e ausência de reconhecimento mantiveram as mulheres fora do cenário artístico por séculos. Mas a trajetória das conquistas femininas no decorrer dos últimos cem anos foi marcada por lutas e crescentes vitórias. Não é o fator gênero que define os atributos artístico-estéticos das obras, mas sim o potencial criativo de quem as executa", afirma Isabel Sanson Portella.

Obra de Roberta Carvalho.

Amanda Baroni, Fernanda Sattamini, Helena Trindade, Laura Gorski, Leandra Espírito Santo, Livia Flores, Patrizia D'Angello, Renata Cruz, Roberta Carvalho, Sani Guerra e Ursula Tautz completam a coletiva. No dia da abertura, a artista visual Roberta Carvalho fará uma exibição de vídeo mapping, com imagens de ribeirinhos da floresta amazônica, pesquisadas desde 2007 pela artista.


"Nosso objetivo, com essa coletiva, é lançar o olhar sobre a produção das mulheres na arte contemporânea. A proposta aqui é conduzir o visitante em um passeio por diferentes suportes, experiências profissionais e fases variadas de criação, evidenciando as potencialidades de cada artista selecionada", analisa Simone Cadinelli.


"Passeata" poderá ser visitada até 29 de maio. A Simone Cadinelli Arte Contemporânea fica na Rua Aníbal de Mendonça 171, em Ipanema.


Fotos: divulgação