O Instituto Italiano de Cultura promove a 3ª edição do Ciclo de Encontros “Ateneo Virtuale”, para abordar temáticas da literatura, do cinema e do teatro italiano, gratuitamente, para o público participar em casa. O próximo encontro será entre o professor Paolo Torresan, da UFF, e Franco Arminio, fotógrafo e poeta, que luta para defender as pequenas cidades, especialmente as do sul da Itália, ameaçadas pelo despovoamento. O encontro é nesta quinta-feira, dia 16, às 16h30, na plataforma Zoom.

Nesse encontro, o professor de Língua e Literatura Italiana da UFF, Paolo Torresan convida o poeta e documentarista italiano Franco Arminio para conversar sobre ações viáveis, que possam minimizar o despovoamento dos vilarejos do interior da Itália.

“Me façam um favor”, diz Franco Armínio, ao final de cada reunião com o público, “vão visitar um vilarejo menor de onde vocês moram. Se seu vilarejo tiver seis mil habitantes, visitem um que tenha quatro mil, se tiver quatro mil, vão para um menor. Procurem uma pessoa idosa, sentem-se ao lado dela e ouçam o que ela tem a dizer”.

Ele também abordará sobre a sua poesia, sobre o estado da poesia na Itália, sua relação com os leitores e o valor cívico de viver hoje, sobre como preencheu seu tempo durante a pandemia e como está se sentindo diante de tantas incertezas, morando na Itália, um dos países mais afetados pela Covid-19.

As inscrições devem ser feitas por e-mail ou pelo Whatsapp, pelo número 21 3534-4344.