Osvaldo Carvalho em introspecção "para pensar novos rumos"

Artista visual e curador, Osvaldo Carvalho não encontra qualquer dificuldade para aproveitar - e muito bem - seu tempo de reclusão imposto pela quarentena que tenta frear o contágio do Covid-19 no Rio de Janeiro. Meio a coleções de arte e a biblioteca de sua belíssima casa-ateliê, ele mergulha no universo dos seus pares, em um delicioso e ousado exercício de se repensar.


Muitos são os artistas, de diferentes perfis, que Carvalho escolheu por companhia. "Os livros que estou lendo são livros de artistas e suas criações, textos que falam dessa produção, artistas que são meus contemporâneos, com quem exponho ou tenho afinidade, ou mesmo de gerações distintas, como Manfredo de Souzanetto ou Arthur Bispo do Rosário, e ainda Rosana Ricalde e Felipe Barbosa, Helena Trindade, entre outros", comenta.

"Paisagem Ainda Que", de Manfredo de Souzanetto, uma das publicações selecionadas por Carvalho, apresenta a trajetória com todas as fases do artista, que tem o dom de tornar o improvável concebível e de produzir obras ao mesmo tempo simples e complexas, evidentes e enigmáticas. Com textos dos críticos Julio Castañon Guimarães, Anne-Marie Lugan Dardigna e biografia Clarisse Meireles, a obra, trilingue (português, inglês e francês), reúne mais de 150 imagens de trabalhos do artista.

Outra escolha de Osvaldo Carvalho, o livro "Matemática Imperfeita", de Felipe Barbosa, apresenta um apanhado dos 15 anos de sua carreira, em que a quase totalidade de sua produção está representada. A publicação serve de referência para pesquisadores, colecionadores e interessados em arte contemporânea. Uma coletânea de textos críticos, organizada pelo próprio artista, reúne Marisa Flórido, Fernanda Lopes, Guilherme Bueno, Felipe Scovino e Luciano Vinhosa, ampliando as possibilidades de explorar a obra.

"Tenho aproveitado para rever trajetórias também, são aprendizados distintos que nos enriquecem de alguma maneira. Momentos de introspecção para pensarmos novos rumos", conta Carvalho.

Ficha técnica de "Paisagem ainda que"

autor: Manfredo de Souzanetto

organizadores: Julio Castanon Guimarães, Anne-Marie Lugan-Dardigna e Clarisse Meireles editora: Reptil idiomas: português, francês, inglês

páginas: 242

ano de edição: 2016


Ficha técnica de "Matemática Imperfeita"

autor: Felipe Barbosa editora: Apicuri páginas: 290 ano de edição: 2011