"Os homens preferem as loiras" é tema de aula com Filippo Pitanga

O cineclube da Casa do Saber Rio oferece ao público a oportunidade de assistir a filmes clássicos e contemporâneos seguidos de debates conduzidos pelo curador e crítico de cinema Filippo Pitanga. Na próxima segunda-feira, dia 03, das 15h às 19h, é a vez de "Os homens preferem as loiras" (1953), de Howard Hawks.


Em 2020, para celebrar a 5ª edição do cineclube, nada melhor do que estourar uma garrafa de champanhe, cantar e dançar com os grandes clássicos, revendo a sua importância para a história do cinema. Os encontros acompanharão a ascensão, a queda e o retorno triunfal das produções musicais em Hollywood, que, neste novo milênio, voltaram a ocupar o seu merecido status de grandeza.


Estamos chegando ao centenário da atriz Jane Russell (e ao da grande Marilyn Monroe em alguns anos). A proposta é observar como a dupla de divas renovou a narrativa para personagens femininas, indo além da velha rivalidade entre mulheres que Hollywood sempre estimulou. Sem falar que a cena de "Diamonds are a girl's best friend" é uma referência icônica para o universo pop até hoje.


Filippo Pitanga é jornalista, advogado, crítico, curador e professor pós-graduado em cinema. É membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) e do podcast Cinema em Série. Professor na Academia Internacional de Cinema (AIC), curador do Festival Internacional Colaborativo Audiovisual (FICA.VC) e dos cineclubes do Estação Net. É membro da diretoria do Rock Horror In Rio International Film Festival e editor-chefe do Almanaque Virtual. Atualmente colabora com a coluna Justificando na revista CartaCapital.

Filippo Pitanga. Foto: Maria Caú

A Casa do Saber Rio fica na Av. Afrânio de Melo Franco 290 lj. 101 (Shopping Leblon – 1º Piso).