Oficina de Invenções da Villa Ayromé tem inscrições abertas

A Villa Aymoré abre inscrições para sua Oficina de Invenções, um curso de artes visuais em que o processo criativo e o fazer artístico são entendidos como caminhos para o autoconhecimento na infância. Os encontros, de 13 de março a 26 de junho, serão às quartas-feiras, das 14h30 às 17h, e as crianças participantes devem ter de 6 a 12 anos.

O curso de artes propõe o compartilhamento de experiências artísticas que estimulem a escuta, a concentração e a autonomia. Por meio da pintura, do desenho, da escultura, do bordado e de exercícios teatrais, os pequenos inventores serão encorajados a dar asas a sua imaginação.

Elisa Castro, uma das artistas e propositoras da Oficina de Invenções, é artista e professora, tem como eixo principal de seu trabalho a escuta como possibilidade poética e prática artística. Mestre pela UERJ em Processos Artísticos Contemporâneos, desde 2007, participa de exposições nacionais e internacionais.

Entre seus projetos estão a 17ª Bienal de Cerveira (Portugal), IV Bienal Internacional da Bolívia (La Paz), 7ª Bienal de Arte do Mercosul: Grito e Escuta (Porto Alegre), Novas Aquisições – Coleção Gilberto Chateaubriand (Museu de Arte Moderna - MAM, Rio de Janeiro, 2012), A Gigant by Thine Own Nature (Institut Valencià D`Art Modern, Valencia / Espanha, 2011).

Suas obras estão nas coleções permanentes do Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) e Fundação Bienal de Cerveira. Atuou na Escola Livre de Artes do Museu Bispo do Rosário de 2008 a 2013, onde desenvolveu projetos artísticos direcionados a ex-internos da Colônia Juliano Moreira e crianças. Desde 2009 leciona artes visuais para crianças e adolescentes.


A Villa Aymoré fica na Ladeira da Glória 26, na Glória.


Fotos: Rafael Adorján, Leonardo Ramadinha e Elisa Castro.