Obra de Carlo Goldoni tem leitura dramática virtual e gratuita dia 24

O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro apresenta uma leitura dramática da obra do dramaturgo veneziano Carlo Goldoni, considerado um dos maiores autores europeus de teatro, cuja obra, junto com a de Pirandello, constitue o principal veículo de difusão da arte dramatúrgica italiana pelo mundo. Os textos em português integram a primeira antologia do autor publicada este ano no Brasil pela editora Perspectiva, com curadoria da professora e diretora teatral da ECO/UFRJ Alessandra Vannucci.


A leitura será realizada nesta sexta-feira, dia 24, às 18h, apresentada pela plataforma virtual Zoom. A peça, "Dona da Pousada", será dramatizada por um elenco de atores e atrizes em formação e atores profissionais, como Julio Adrião, Julia Carrera, Tiago Catarino, Savio Moll, Nicola Siri, Giovanna de Toni. Assinam a direção geral do projeto e a direção de cena, respectivamente, Alessandra Vannucci e Daniel Pimentel.

Julia Carrera

Nicola Siri

Apesar de constar entre os clássicos do teatro mundial, especialmente no âmbito da comédia, Goldoni (Veneza, 1707 - Paris, 1793) nunca recebeu no Brasil a devida atenção pelo mercado editorial. Não existem muitas publicações brasileiras de sua vastíssima produção, exceto "Arlequim, servidor de dois amos", traduzida por Millôr Fernandes.


A antologia Carlo Goldoni, que vai integrar a coleção "Autores", da editora Perspectiva, especializada em publicações teatrais, vem preencher esta lacuna. A seleção dá preferência aos títulos mais significativos da carreira artística de Goldoni e visa assim oferecer um repertório inédito de comédias clássicas à classe teatral brasileira e aos leitores contemporâneos.

Giovanna de Toni

Savio Moll

O ciclo de leituras Carlo Goldoni é uma realização do Instituto Italiano de Cultura (IIC-Rio) e do Laboratório de Estética e Política. Apoios e parcerias: Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, Scuola di Cultura e Oficina Social de Teatro (OST).


A apresentação é gratuita, tendo como objetivo social doações em dinheiro para o Hospital Universitário da UFRJ. Inscrições por e-mail ou por WhatsApp pelo número 21 3534-4344.