"O Último Lance", de Klaus Härö, chega aos cinemas nesta quinta 25

Do diretor Klaus Härö (de Minha Vida Sem Minhas Mães), "O Último Lance" é uma história intergeracional, sobre os valores do mundo da arte. O longa, que teve estreia mundial no último Festival Internacional de Toronto, estreia nesta quinta-feira, dia 25, nas salas de exibição do País.

A trama acompanha Olavi, um negociante de arte, de 72 anos, que está prestes a se aposentar. Ele sempre colocou os negócios e a arte em primeiro plano em sua vida, inclusive à frente da família, e não consegue imaginar sua vida sem o trabalho ao qual se dedicou tanto.

Em um dos últimos leilões que acompanha, uma antiga pintura chama sua atenção. Olavi suspeita que ela vale muito mais do que o valor apresentado para o lance inicial, que é baixo porque a autenticidade da obra não foi confirmada. Nesse momento, seus instintos falam mais alto e ele decide fazer um último lance, com o objetivo de ganhar algum dinheiro para sua aposentadoria.

Enquanto isso, sua filha Lea, que Olavi não vê há anos, pede a ele para ajudá-la com seu filho Otto, um adolescente de 15 anos. Ao lado de seu neto, o experiente negociador inicia uma investigação sobre o histórico do quadro. No caminho para atingir seu objetivo e provar a si mesmo sua capacidade, Olavi terá que enfrentar a poderosa casa de leilões e seus erros do passado.

De acordo com Härö, o filme levanta alguns questionamentos: "Vale a pena arriscar tudo, desafiando o destino? Como diretor, estou sempre procurando histórias que eu possa me conectar. Nós todos esperamos por uma segunda chance na vida, mas e se realmente conseguirmos? Nós poderíamos usá-la de forma diferente?", provoca o diretor.

"O Último Lance" é distribuído no Brasil pela Cineart Filmes.


Ficha técnica

Direção: Klaus Härö

Roteiro: Anna Heinämaa

Elenco: Heikki Nousiainen, Amos Brotherus, Pirjo Lonka

Ano: 2018

País: Finlândia

Duração: 95 min.

Classificação: livre


Fotos: diculgação