A Embaixada da França, em parceria com o Institut Français, promove a “Noite das Ideias” no Brasil, nesta quinta-feira, dia 30, em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro. Em sua quinta edição, o evento se realiza este ano em 70 países, com o tema “Ser vivo e floresta”. No Rio de Janeiro, a Aliança Francesa apoia a iniciativa, que acontece no Parque Lage, das 16h às 22h30, com entrada franca.

Esta primeira edição da “Noite das Ideias” no Brasil propõe uma reflexão criativa sobre a floresta, seus desafios, suas concepções e variedades – da floresta tropical à mata atlântica, do cerrado à caatinga. O tema será abordado e discutido em seus diversos aspectos: filosófico, científico, antropológico, ecológico, técnico e social. A programação tem também atividades artísticas e criativas com projeções e performances.

Duas linhas de pensamento serão exploradas:

“A floresta como ser vivo”: à luz de recentes pesquisas técnicas e científicas, aliadas à visão de uma nova filosofia de vida, abordando práticas espirituais alternativas relacionadas à floresta, a mata passa a ser um ser vivo por si só, um macro organismo operando em simbiose com o todo.

“A floresta como local de seres vivos”: discutir a floresta hoje em dia também implica pensar nela como um lugar de seres vivos que não apenas a habitam, mas que a administram e modificam. Um espaço de resiliência histórica, de habitação e de biodiversidade. Os tempos atuais precisam com urgência do “ser vivo” da floresta – com o verbo “ser” no infinitivo significando um chamado, um grito vindo de quem deve ser compreendido e protegido.

Programação principal:

Abertura oficial – 17h45 – no Platô do Parque Lage

18h20 no Platô – Mesa 1: SENTIR a floresta

19h20 no Platô – Exibição do documentário Curupira, bicho do mato, de Félix Blume

19h45 no Platô – Mesa 2: TRADUZIR a floresta

21h no Platô – Mini-concerto da cantora Marlui Miranda

21h45 no Platô – Mesa 3: OUVIR a floresta

Programação paralela:

16h – 17h30 no Bosque do Parque Lage

Contação de histórias para crianças: “Contos da Amazônia”, com José Mauro Brant e Oficina de confecção de mandalas (crianças) com o grupo Flecha Design.

18h – 21h na Oca do Parque Lage – Momentos artísticos e criativos

Exibição do longa-metragem: Era uma floresta de Luc Jacquet, documentário, 2013, 78 min; e do curta-metragem Curupira, besta dos bosques de Félix Blume, 2018, 35 min, sobre os sons e lendas da Floresta Amazônica.

O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico 414.