Museologia e formação cultural são temas de extensão na PUC-SP

O segmento de educação continuada da PUC-SP lança o curso de extensão "Museologia e formação cultural: conceitos, práticas e pesquisas interdisciplinares", com a professora Luciana Pasqualucci. Com carga horária de 40 horas, o curso associa estudo das recentes políticas públicas na área da museologia, conceitos da arte, aspectos epistemológicos da interdisciplinaridade e práticas desenvolvidas na universidade e nas muitas instituições museológicas parceiras na PUC-SP.

A proposta é trazer à consideração crítica os desafios da formação cultural, possibilitando análise dos processos sociais e interpretação dos contornos ideológicos que envolvem as estratégias relativas à preservação da cultura e da arte, especialmente nos museus, como instrumento de expressão política e social de indivíduos e de comunidades.


O curso será ministrado pela professora Luciana Pasqualucci, doutora e mestre em Educação pela PUC-SP, co-fundadora do Projeto PUC Museus, pesquisadora do grupo Políticas de Educação/Currículos no Brasil – PUC/CNPq e membro do ICOM: The Internacional Council os Museum / CECA: Committee for Education and Cultural Action.

Com 20 anos de atuação na área educacional e museológica como docente, Pasqualucci é autora, palestrante e gestora, atuando principalmente nos temas educação e gestão museológica, desenvolvimento de projetos, arte contemporânea e interdisciplinaridade. Ela também desenvolve pesquisas sobre Formação Cultural, Museologia, Estética, Fenomenologia e Interdisciplinaridade; possui experiência em análise educacional e editorial, projetos pautados em metodologias ativas e gestão de parcerias.


O curso acontece no Campus Monte (Alegre Rua Monte Alegre 984, em Perdizes, São Paulo).