Mirna Rubim, de "O som e a sílaba", lança livro de preparação vocal

Carioca da gema e um dos principais nomes do canto lírico e da preparação de cantores no Brasil, Mirna Rubim está de volta à Cidade Maravilhosa - ela e Alessandra Maestrini viajaram pelo País com o musical "O som e a sílaba", de Miguel Falabella, e agora a trupe está em temporada no Rio. Nesse regresso, Mirna traz embaixo do braço sua nova criação: o livro "Voz, Corpo, Equilíbrio", editado pela Thieme Revinter. O lançamento será nesta terça-feira, dia 16, a partir das 18h, na Livraria da Travessa do BarraShopping.

Cena de "O som e a silaba". Foto: Julia Lanari.

"Voz, Corpo, Equilíbrio" é uma Bíblia da preparação vocal, e reúne reflexões de 30 anos de experiência no assunto. A artista é doutora em Voice Performance pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e foi professora de canto da Unirio por 15 anos. Fora do ambiente acadêmico, deu aulas de canto para alguns dos principais nomes do teatro musical no Brasil - como Miguel Falabella, Isabella Bicalho, Soraya Ravenle, Claudio Lins, Gottsha e a saudosa Marília Pêra, entre muitos outros. Em "O som e a sílaba", foi a preparadora vocal de Maestrini - as duas arrebataram a crítica pelo altíssimo padrão da performance cantada.

A autora, artista e professora Mirna Rubim. Foto: Priscila Prade.

O livro é dividido em 12 capítulos, que vão desde as ligações do sistema nervoso com a arte de cantar - passando por sistema respiratório, ressonância e cuidados com a voz - até uma reflexão sobre a pedagogia vocal no Brasil. Num capítulo à parte, Mirna se atém a pontos de sua forma peculiar de ensinar canto. "Usar imagens e metáforas funciona, pois muito do que acontece no corpo quando se canta é por dentro, e não é facilmente visto. É preciso ter uma imaginação muito fértil", destaca.

O prefácio é assinado pela fonoaudióloga Mara Behlau, diretora do Centro de Estudos de Voz, em São Paulo, e pelo otorrinolaringologista Bruno Niedermeier, diretor da clínica OtorrinoVoz, no Rio. Em seu texto, Behlau afirma: "O livro é uma rica fonte de informação para aqueles que, como a Dra. Mirna Rubim, querem enfrentar o desafio de compreender a voz humana". Niedermeier complementa: "Ainda hoje, ao assistir uma aula de fisiologia vocal ministrada pela Mirna, eu aprendo muito e acredito que todos irão se saborear com essa magnífica obra".


Versátil na alma, Mirna brilhou em palcos operísticos de todo o mundo, do Carnegie Hall, em Nova York, à Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro. Com a Orquestra Petrobras Sinfônica, gravou o CD e DVD bilíngue de "A Floresta do Amazonas", de Villa-Lobos, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. Em musicais, antes de "O som e a sílaba", ela deu vida à Madre Superiora de "A Noviça Rebelde" (na primeira montagem), e fez dois papéis em "A Gaiola das Loucas" (também dirigida por Miguel Falabella). Nesse último, ela assinou a preparação vocal também.


Estar dividida entre a cantora, a atriz e a preparadora vocal faz parte da vida de Mirna Rubim. Mais recentemente, ela acabou de lançar um canal no YouTube, em que dá dicas objetivas para cantores - de aquecimentos vocais a escolhas inteligentes para a carreira. "Estar dividido entre muitas vocações é natural. É importante dividir o tempo e saber quando e como focar em cada uma dessas ocupações. Se eu tenho uma performance importante, vou reduzir bastante o número de aulas que dou. Não precisa ser 'uma coisa ou outra'. O 'ou' é excludente. Pode ser 'uma coisa e outra'. Esse é o conselho que dou para todos os jovens em início de carreira", pontua Mirna.


A Livraria da Travessa do BarraShopping fica na Av. das Américas 4.666 / 220, na Barra da Tijuca.