MASP oferece curso de História da Arte: de David a Van Gogh

Sob a coordenação de Felipe Martinez, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) oferece a segunda edição do curso "História da Arte: Arte do século 19 - de David a Van Gogh". As aulas terão início em 19 de março e se estendem até 02 de julho.

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das ideias de clássico e romântico.


Depois, se verá o surgimento do Realismo como negação tanto do Romantismo quanto do Neoclassicismo, e como preparador do caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o Impressionismo. Por fim, se discutirá como as obras de artistas como Van Gogh, Toulouse-Lautrec e Cézanne se articulam com a produção do período e pavimentam a estrada para a arte do século 20.


Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como professor nos principais museus de São Paulo, como o MASP e o MAM. Defendeu dissertação de mestrado sobre os quadros de Vincent van Gogh presentes no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador, e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã. Participou de publicações acadêmicas sobre o período impressionista e pós-impressionista, e colabora com a revista seLecT.


O MASP fica na Av. Paulista 1578.