Marlene Reinaldo expõe "Para além do futuro" a partir desta sexta-feira

A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (AAMARGS) apresenta a mostra "Para além do futuro", da fotógrafa Marlene Reinaldo, com abertura nesta sexta-feira, dia 05, no Bistrô do MARGS. A exposição poderá ser visitada até 31 de agosto.

"A série Para além do futuro foi inspirada no aforismo 56, O eterno retorno, de Friedrich Nietzsche, em que o filósofo aborda os ciclos da vida acontecendo em uma forma eterna de repetições, lançando uma reflexão sobre a busca dos seres humanos de colonização de novos planetas", explica Marlene Reinaldo.


Para o desenvolvimento do trabalho, Marlene também se inspirou na afirmação do cientista e escritor Carl Segan – "O número de estrelas no universo é maior do que todos os grãos de areia em todas as praias do planeta Terra" -, de modo a desenvolver o conceito para produção das fotografias. A fotógrafa explica que uniu elementos orgânicos, luz e água, e produziu imagens macro que reproduzem uma viagem pelo espaço sideral com todas as suas belezas e mistérios, até a chegada no terreno arenoso de Marte.

"O novo habitat humano é reproduzido por fotografias de dejetos naturais devolvidos pelo mar na areia da praia da Daniela, em Florianópolis, Santa Catarina", completa.

O trabalho foi desenvolvido em 2017 durante o curso "Reflexão Crítica em Fotografia", na EFA, com orientação dos fotógrafos e artistas visuais Camila Domingues e Cristiano Sant’Anna. A série é composta por 16 imagens no tamanho 47 x 47 cm. A técnica utilizada foi foto macro e foto digital em Canon EOS 7D.

Marlene Reinaldo estreou a exposição "Para além do futuro" no espaço cultural Café Cantine, na cidade de Gençay, na França, em junho de 2018.

A AAMARGS realiza dois concursos fotográficos. O primeiro, que tem lugar no Bistrô do MARGS, foi criado em 2015 e está em sua 4ª edição. Esse concurso consiste na escolha de seis projetos, selecionados por um júri convidado, que ganham exposição no Bistrô ao longo do ano. Nesta edição, os jurados são os fotógrafos Flávio Wild e Rogério Soares. Em 2019, a AAMARGS também criou um segundo concurso fotográfico, este voltado para o Café do MARGS. Em sua primeira edição, apresenta no momento trabalhos de Giordano Toldo.


Marlene Reinaldo é fotógrafa, artista visual, produtora cultural e coordenadora da Galeria Espaço André Paulo Franck (GEAPF), no Clube de Cultura, em Porto Alegre. Formada em pedagogia pela UFRGS e em fotografia pela ESPM-RS e EFA, vem realizando exposições individuais e participando de exposições coletivas no Brasil e no exterior desde 2009.

Seu trabalho foi apresentado na França em 2018, na exposição coletiva Meu Brasil, realizada na Galerie Space, na Bastille, em Paris. Em junho do mesmo ano, lançou a exposição "Para além do futuro" no espaço cultural Café Cantine, em Gençay, na França. Suas obras são comercializadas no Brasil e França. Em 2019 participou da segunda edição da coletiva Meu Brasil, no espaço cultural Cloître des Billettes, em Paris.


O Bistrô do MARGS fica no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega s/n), no Centro Histórico de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.