Maria Elisa Bicudo entre costuras e tramas literárias sobre o feminino

A advogada Maria Elisa Bicudo parece ter feito a opção de mergulhar no universo feminino em suas suas escolhas literárias durante o confinamento. E escolheu também história de mulheres que, por sua vez, mergulham em tramas complexas e que envolvem cenários de conflito.


É o que acontece em "O tempo entre costuras", de María Dueñas, em que Sira Quiroga é a encantadora costureira que protagoniza a aventura. Um dia, Sira se apaixona loucamente e parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida. Porém, se transforma uma vez mais para mergulhar, durante a Segunda Guerra Mundial, em um novo mundo, agora repleto de espiões, impostores e fugitivos. "A leitura prende e remete o leitor aos locais de forma muito envolvente", destaca Maria Elisa.

A outra escolha da advogada é "O Fio da Trama". A obra parece ficção, mas é tudo verdade: a trajetória das mulheres da família Pascolato, uma das maiores referências no mundo da moda brasileira, é apresentada no livro como um romance cheio de suspense e emoção. Na primeira parte do volume, "Alta Costura", o volume se concentra nos diários escritos pela matriarca italiana, Gabriella Pascolato, ao longo de 30 anos, descrevendo suas angústias de juventude, o casamento e as adversidades enfrentadas na Segunda Guerra, até a vinda da família para o Brasil.


Na segunda parte, "Prêt-a-porter", o leitor desvenda os diários de Costanza Pascolato, filha de Gabriella, acompanhando os depoimentos emocionantes de Alessandra e Consuelo Blocker. Uma narrativa surpreendente, em que mulheres fortes confessam suas fragilidades, revelando como reconstruíram laços de família e superaram desafios de toda ordem. "Este é uma leitura mais leve, mas gostei muito", comenta.

Ficha técnica "O tempo entre costuras" María Dueñas Editorial: Planeta Tema: Ciências humanas e sociais | Filologia Coleção: Outros Número de páginas: 480


Ficha técnica "O Fio da Trama"

páginas: 510

ano de edição: 2019

ano copyright: 2019

edição: 1ª