O fotógrafo Jorge Aguiar expõe suas “ManasLisas”, no Clube de Cultura de Porto Alegre, a partir da próxima segunda-feira, dia 06, às 19h. A mostra apresenta 12 obras do artista. As imagens apresentam modelos de beleza alheios à ditadura estética do senso comum, com mulheres humildes das ruas empoeiradas do bairro Umbu.

“Muitos artistas têm recriado, no seu trabalho, o quadro de Da Vinci – Marcel Duchamp, Salvador Dalí, Andy Warhol. Entretanto, somente agora, La Gioconda ou Mona Lisa, como é mais conhecida, passa a ter outra dimensão social, inusitada, revelada pelas expressões enigmáticas de intensa dramaticidade no rosto de ManasLisas, ou mulheres pobres da periferia de um bairro simples de Alvorada”, explica o curador Eurico Salis.

Ele acrescenta que “sem cair no ativismo ideológico, na denúncia partidária ou na estética panfletária, Jorge Aguiar nos mostra a realidade ácida, instigante, tão perto do nosso dia-a-dia, e muitas vezes tão longe do nosso mundo”.

Fotojornalista há 44 anos, Jorge Aguiar trabalhou no Jornal do Comércio e no extinto jornal Diário de Notícias. Participou de exposições internacionais na Espanha, França, Portugal, Japão e Iraque. É fundador do Projeto Luz Reveladora Photo da Lata, e do Click da Kombi (Escola de fotografia Itinerante), instituição sem fins lucrativos que ministra oficinas de pinhole a jovens e adultos em áreas de vulnerabilidade social. Ganhador do prêmio Direitos Humanos da UNESCO em 2003 como melhor projeto de divulgação dos direitos humanos no Rio Grande do Sul.

A exposição poderá ser visitada até 31 de janeiro. A Galeria André Paulo Franck, do Clube de Cultura, fica na Rua Ramiro Barcelos 1.853, em Bom Fim.