Maison de France discute a moda da renascença à alta costura

O Espaço Cultural Maison, do Consulado da França, no Rio, promove o curso "História da Moda – da Renascença ao Surgimento da Alta Costura", a partir do próximo dia 08. De acordo com a proposta do evento, refletir sobre roupas é mergulhar no campo da cultura das aparências e suas relações com as mais diversas esferas do campo da cultura. Moda é corpo, expressão de subjetividades, demarcação de territórios, construção de simbologias e diálogo com as diferentes formas de expressões artísticas.

Pensar História da Moda não é ficar restrito às descrições sobre os contornos dos trajes ao longo do tempo, mas sim investigar os múltiplos discursos que se entrecruzam nas tramas dos tecidos na vida cotidiana. Tendo como ponto de partida a análise de pinturas, esculturas e trechos de filmes, o curso visa analisar a História da Moda desde o Renascimento ao surgimento da alta costura.

O curso é ministrado por Paulo Debom, educador, palestrante e pesquisador. Docente do Centro Universitário Celso Lisboa. Doutor em História e Mestre em Ciências Sociais pela UERJ. Organizador e autor do livro "A Moda na História, a História na Moda". Autor dos artigos "O Império da Aparência" (Revista de História da Biblioteca Nacional), "Sob a sombra da águia: mitologia política no Segundo Império Francês" (Dimensões-UFES) e "Worth, o precursor da alta costura" (Dobras-Abepem).


É editor da revista Veredas da História (UFRRJ/UFB). Coordenador do simpósio "Moda, Imagem & Poder" (PPGH-UERJ). Em 2014, desenvolveu pesquisas no acervo da biblioteca Forney em Paris. Entre 2004 e 2011, ministrou aulas de História da Moda e da Arte para grupos em museus parisienses - Musée du Louvre e Musée d'Orsay.


Temas:

Moda: surgimento e conceito;

O homem da Renascença e suas novas formas de expressar o corpo vestido;

Os novos contornos do vestuário no século XVI;

Entre bordados, tecidos e linhas: as transformações do vestir na Era dos Luíses;

Novas tintas na cultura das aparências: a Revolução Francesa e o Império Napoleônico;

Inovações e permanências: a moda da restauração à Segunda República;

O Segundo Império Francês e as origens da alta costura.


O curso será ministrado nos dias 08, 15, 22 e 29 de maio, sempre das 18h às 20h. O Espaço Cultural Maison fica na Avenida Presidente Antônio Carlos 58 / 11º andar, no Centro.