"Lugar de Afetos": novo projeto do Dez ao Cubo ocupará os Correios

"Lugar de Afetos", mais novo projeto do Dez ao Cubo, passará a ocupar o

Espaço Cultural Correios de Niterói a partir do próximo sábado, dia 07. O vernissage acontece das 15h às 18h. Com curadoria de Osvaldo Carvalho, a exposição poderá ser visitada até 18 de abril.

Roberto Tavares

"Talvez as melhores amizades sejam aquelas

em que haja muita discussão, muita disputa

e mesmo assim muito afeto."

George Eliot


Criado em 2014, o grupo Dez ao Cubo realizou ao longo dos últimos seis anos mais de dez exposições coletivas, passando por duas mostras internacionais, Paris (França) e Lisboa (Portugal), em que o grupo reuniu mais de 200 artistas, trazendo convidados que aderiram ao conceito concebido de questionarem a originalidade criativa pela apropriação do hexaedro regular comumente conhecido como cubo.

Laura Bonfá Bournier

Jarbas Paullous

Semelhante a todo grande movimento, a reunião dos artistas surgiu de uma controvérsia sobre a autenticidade de faturas, ou melhor, quem foi o primeiro a "pensar" o cubo? E o que parecia apenas uma questão dialética de menor monta, indissolúvel mesmo, acabou por encontrar quem se propusesse a ser "herdeiro" único do referido poliedro regular.


Mas, gracejos à parte, a reivindicação de posse de algo hoje tão arraigado ao DNA humano pareceu um despropósito inconcebível de tal ordem que impulsionou dez artistas a se juntarem na causa de se manifestarem por meio do mote das infinitas possibilidades de se examinar, externar e explicitar a configuração cúbica.

Jabim Nunes

Josete Cherene

Osvaldo Carvalho

Os ecos dessas indagações podem ser ouvidos nos trabalhos expostos, não pelo que se aproximam formalmente de um cubo, mas pelo que projetam para além de suas fronteiras, fugindo às armadilhas conceituais e propondo reflexões e desmistificações de ordens variadas, pois já rachou a redoma de vidro que pretendia manter casta a obra de arte, ou sagrada sua existência. Arte é reinvenção contínua de si mesma.


Dez ao Cubo – Lugar de Afetos não é mera ocupação espacial, é a própria reação contra a inércia da mentalidade contemporânea tacanha que se julga proprietária de uma visualidade que, no fundo, é de exceção. Essa mostra se impõe como resistência a essa camada de verniz sem brilho, o que bem ressaltam os trabalhos apresentados sem nada esconder, sempre nos lembrando de onde vêm historicamente e, de fato, pretendendo isentar o espectador de qualquer razão para se sentir excluído do processo criativo, deixando claro seus pressupostos e suas fontes.


Osvaldo Carvalho

Vania Pena C

Eleonora Dobbin

O Espaço Cultural Correios de Niterói fica na Av. Rio Branco 481, no Centro.