"Ritmos da História" busca recontar o Brasil por meio da música

O historiador Eduardo Migowski lança seu livro "Ritmos da História", nesta quarta-feira, dia 18, às 19h, na Livraria Argumento da Barra. O livro apresenta uma narrativa histórica, política e musical utilizada para interpretar a história da conturbada política brasileira por meio da cultura, especificamente, por meio da música. Pode-se observar isso desde a introdução, que vem com o título "Que País é esse?", título da música escrita por Renato Russo em 1978 e depois interpretada pela banda brasileira de rock Legião Urbana.

O autor Eduardo Seixas Migowski





De acordo com o autor, o objetivo é entender os mais de cem anos de República e todas a reviravoltas desta trajetória. Poucas expressões artísticas carregam tantos fragmentos de um povo quanto a música. Desde os maiores expoentes e mais conhecidos até o seu dia a dia mais rotineiro, o que o povo canta traduz bastante o que ele vive.


O hino da República "Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!", do compositor Medeiros e Albuquerque e música de Leopoldo Augusto Miguezlouva, um dos mais significativos símbolos que representam a proclamação do regime republicano brasileiro, também é citado no livro, pois, apesar de louvar a liberdade que supostamente estava sendo conquistada naquele momento, muitas vezes é usado para esconder formas de opressão. Mas qual seria o significado dessa liberdade na vida dos homens e das mulheres que presenciaram aqueles acontecimentos?


Eduardo Seixas Migowski é professor de História e historiador, com mestrado em Filosofia pela PUC-Rio. Ele também é autor do livro Governo das Multidões: população e poder em Michel Foucault, pela editora Multifoco, 2017. Atualmente cursa doutorado em Ciências Políticas na Universidade Federal Fluminense.


A Livraria Argumento Rio Designer Center fica na Av. das Américas 7.777, na Barra da Tijuca.