"Linhas de Sangue", de Ulysses Bôscolo, inaugura neste sábado

Ulysses Bôscolo abre sua individual "Linhas de Sangue", com curadoria de Eduardo Besen, neste sábado, dia 27, às 12h, na Galeria Gravura Brasileira. A exposição reúne impressões em gravura em metal realizadas em ponta seca (algumas corroídas por ferrugens e oxidações), impressas em diversos papéis reunidos como páginas arrancadas de algum livro, sendo apresentadas em uma linha que percorre todo o interior da Galeria Gravura Brasileira.

O conjunto recente do artista Ulysses Boscolo parte dos sonhos de horror dos contos do escritor americano H. P. Lovecraft e evocam nas estampas cabeças, corações, paisagens vermelhas e escuras, monstruosidades inspiradas em relatos como Herbert West - Reanimador, O Chamado de Cthulhu e A Cor vinda do Espaço.

Ulysses Bôscolo vive em São Paulo. Estudou Artes Plásticas na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) de 1996 a 1999, e cursou o Programa de Mestrado em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) ECA/USP, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Claudio Mubarac (2010 a 2012).


Ele trabalha com gravuras em metal, xilogravuras, pinturas, objetos e ilustrações de livros com destaque para "Os Irmãos Karamazov", de Dostoievski (Ed. 34 / 2008). Realizou exposições em Nova York pela Galeria Gravura Brasileira, recebeu prêmios de residência artística na 15ª Biennale Internationale de La Gravure de Sarcelles e na Cité Internationale des Arts em Paris, por meio do Programa de Intercâmbio mantido pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), entre outras.


Suas obras estiveram representadas pela Galeria Mezanino durante oito anos em parceria com o curador Renato De Cara. Em 2017 é indicado ao Prêmio Pipa. É membro do Atelier Piratininga desde 2010 fundado por Ernesto Bonato, Armando Sobral e outros gravadores em 1995, onde ministra cursos regulares de desenho e gravura.


"Linhas de Sangue" poderá ser visitada até 08 junho. A Galeria Gravura Brasileira fica na rua Ásia 219, em Pinheiros, São Paulo.


Fotos: divulgação