Lille3000 Eldorado: La Manufacture exibe temáticas têxteis do México

Como parte da temporada mexicana da iniciativa Lille3000 Eldorado, a La Manufacture, na cidade de Roubaix, no norte da França, apresenta uma exposição com duas artistas do México: Daniela Edburg, que apresenta fotos em que os tecidos vestem paisagens e retratos; e Mônica Iturribarria, com lenços bordados que denunciam a violência gerada pelos narcóticos no seu país. A mostra pode ser visitada até 30 de junho.

A ação na La Manufacture é uma parceria entre o museu de criação de têxteis e o coletivo Fiber Art Fever para exibir duas artistas mexicanas com trabalhos muito diferentes.

Paisagens e retratos são o tema de Daniela Edburg. Diversas séries fotográficas são apresentadas na grande sala de exposições. "São fotografias em que há sempre um elemento têxtil, desde a primeira série", diz Paty Vilo, presidente da Fiber Art Fever. Daniela Edburg fotografou muitas paisagens, mexicanas ou americanas, apresentando um elemento têxtil no meio da natureza.

Além dessas grandes áreas, o trabalho da artista exibe também sua maneira de inserir o tricô em suas obras, a exemplo da série "que representa as variações de humor: opressão, mania e ansiedade. O tricô é usado como um símbolo dessas mudanças de estado de espírito", diz Daniela Edburg, que também exibe uma série fictícia de retratos de época. Nesta série, objetos de crochê dão um toque absurdo a essas pinturas de estilo clássico. Outras séries incluem imagens em que musgo e líquen cobrem os rostos humanos.

Em outro espaço de exibição do museu, os Lenços Bordados de Mônica Iturribarria destacam dolorosamente o flagelo da violência do narcoterrorismo no México. O artista perdeu seu irmão, assassinado por narcotraficantes. "Desde então, seu método de rebelião tem sido imprimir jornais e depois reescrevê-los em lenços", explica Paty Vilo. Ela inspirou o trabalho Broder for Peace, um movimento popular pacífico, criado em 2011-2012. Muitos movimentos como esse foram criados no México em rebelião à invasão de traficantes de drogas.


La Manufacture e a Fiber Art Fever convidam os visitantes a bordar lenços para a paz como parte desta exposição.


La Manufacture fica no endereço 29 Avenue Julien-Lagache, em Roubaix.


Fotos: divulgação