"Lanzarote", individual de Piero Figura, tem vernissage em Milão

Com curadoria de Cristina Gilda Artese e Andrea Lacarpia, "Lanzarote", individual de Piero Figura, tem vernissage na próxima quarta-feira, dia 05, às 18h, na Gilda Contemporary Art, em Milão.


Em continuidade à sua vocação ecológica e interdisciplinar, a Gilda Contemporary Art apresenta a nova série pictórica criada especificamente por Piero Figura, um artista multifacetado, que é designer, pintor, arquiteto de interiores e cenógrafo.

"Lanzarote" é o título da exposição e da série de obras apresentadas nesta ocasião, uma homenagem às Ilhas Canárias, conhecidas por suas paisagens lunares, mágicas e enigmáticas e pelas fórmulas de turismo ecológico que preservaram seu ambiente natural.


Piero Figura colabora como designer, ilustrador e cenógrafo de importantes empresas italianas e internacionais, e é conhecido pelas montagens polimateriais, em que reúne diversas referências, da cultura pop ao estilo barroco. Sempre desenvolvida paralelamente à produção dos designers, a atividade pictórica foi para Piero Figura a primeira paixão, que surgiu já na infância e nunca abandonou.


Inspirados na ilha de Lanzarote, os tons terrosos entram na gama cromática de Figura para comunicar um clima particular, reflexivo e em busca de contato harmonioso com a natureza. As formas típicas do designer de Piero Figura, intensamente decoradas e detalhadas, nas novas pinturas, vão para uma síntese mais seca que destaca a força iconográfica do sujeito e a sutil harmonia de cores.


Nas pinturas expostas, estão cactos que se destacam contra cenários monocromáticos, completamente cobertos por tecidos coloridos que formam cortinas extravagantes com um efeito óptico em que se encontra a atitude barroca do artista. Os tecidos abraçam as plantas em um ato de amor à natureza que sofre devido à atividade humana que não respeita muito o meio ambiente. Além de protegê-las, as cortinas mascaram as plantas, tornando sua forma ambígua, disfarçada que se esconde e, em conjunto, revela novas possibilidades de leitura da imagem, assumindo um complexo entrelaçamento de significados.


Na série Lanzarote, a forma vegetal é interpretada por Figura com uma intervenção lúdica e, ao mesmo tempo, com uma mensagem profunda, capaz de estimular a empatia com o mundo natural.


A exposição poderá ser visitada até 29 de fevereiro. A Gilda Contemporary Art fica na Via San Maurilio 14, em Milão.