Kitty Paranaguá e Paulo Marcos dão curso sobre práticas fotográficas

Kitty Paranaguá e Paulo Marcos promovem o curso "Práticas Fotográficas", a partir de 10 de agosto, sempre aos sábados pela manhã, no Ateliê do Oriente, na Glória. Formatado em 6 módulos independentes, o curso é direcionado ao público que pretende desenvolver projetos e/ou ensaios para a construção de um portfólio autoral.

Paulo Marcos

A proposta é estimular a prática fotográfica por meio do desenvolvimento de temas, de saídas práticas e da análise da produção durante o curso. A cada módulo, serão abordados um novo tema e novos estímulos para fotografar.


Nas aulas expositivas, o público terá contato com diferentes referências artísticas, e nas saídas práticas, os alunos são estimulados à produção fotográfica. A análise do material produzido será feita na aula subsequente.


Os programa inclui os módulos: 1) Retrato, 2) Autorretrato, 3) Fotografia e Intimidade, 4) Fotografia Urbana, 5) Fotografia Documental e 6) Fotografia e Ficção. Ao final do Módulo 6 haverá uma mostra no Ateliê Oriente com os trabalhos de todos aqueles que participaram de algum dos módulos.

Kitty Paranaguá

Kitty Paranaguá é formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduada no curso Fotografia: imagem, memória e comunicação pela UCAM – RJ. Iniciou sua carreira como repórter fotográfica no Jornal do Brasil, lá trabalhando por quatro anos. Tem trabalhos na coleção Joaquim Paiva e Thomas Kellner. Em 2011, publicou o livro Copacabana, pela editora Barléu. Com participação em diversos livros e exposições, é uma das fundadores do Ateliê Oriente.


Paulo Marcos de Mendonça Lima é graduado em Fotografia pelo Brooks Institute (EUA), em jornalismo pela Faculdade da Cidade, e pós graduado em Fotografia pelo IUPERJ/UCAM. Fotógrafo profissional desde 1980, atualmente é profissional independente, curador e professor. Foi docente na Graduação da Universidade Cândido Mendes e atualmente leciona na sua pós-graduação. Desde 2012 coordena o GIF (Grupo Interessado em Fotografia) e a partir de 2014 tornou-se um dos sócios diretores do Ateliê Oriente. Em 2015 e 2016 foi um dos leitores de portfólios do FotoRio. Em 2016 foi co-curador do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, juntamente com o seu criador e diretor geral Giancarlo Mecarelli.


Os módulos acontecerão aos sábados, das 10h às 12h30, até 14 de setembro (não haverá aula no dia 07 de setembro, em função do feriado). As inscrições devem ser feitas até 08 de agosto.


O Aeliê Oriente fica na Rua do Russel 300 apto 401, na Glória.