Iris Apfel: quase um século de história e de um estilo único

Nascida em Astoria, Queens (NY), em 29 de agosto de 1921, Iris Apfel completou seus 99 anos neste último sábado. Privilégio de poucos, não é mesmo? Ainda mais quando se chega nessa idade repleta de histórias pra contar e muito estilo. Filha de empresários judeus (a família paterna era dona de uma vidraçaria, enquanto sua mãe comandava uma boutique de moda), Iris acabou de certa forma enveredando pelo mesmo caminho de seus pais.


Estudou História da Arte na New York Univerty e frequentou a escola de arte na University of Wisconsin. Quando jovem, trabalhou para Women's Wear Daily e para a designer de interiores Elinor Johnson, e foi assistente do ilustrador Robert Goodman. Na década de 1940, casou-se com Carl Apfel e, dois anos depois, lançaram a empresa têxtil Old Worl Weavers, que mantiveram até se aposentarem nos anos 90.

De 1950 a 1992, a designer de interiores participou de muitos projetos de restauração, incluindo o da Casa Branca para nove presidentes dos Estados Unidos, de Truman a Clinton. Por meio de seus negócios, o casal viajou por todo mundo. Essas viagens possibilitaram a Iris adquirir peças de roupas artesanais e não ocidentais que ela passou a usar nas festas dos seus clientes.

Em 2011, Iris Apfel tornou-se professora na Universidade do Texas na área de Divisão de Têxteis e Vestuário. Quatro anos depois, seu rosto estampou o comercial de algumas marcas, como do carro francês DS3, além de colaborar na criação de uma linha de joias. Em 2018, publicou um livro intitulado “Iris Apfel: ícone acidental”, e no ano seguinte, aos 97 anos, assinou um contrato de modelo com a agência global IMG.

Seu estilo de vida também lhe rendeu uma exposição no Metropolitan Museum of Art de NY, uma versão da Barbie inspirada nela e dois documentários. Nesse emaranhado de histórias, uma coisa é certa: Iris Apfel completou 99 primaveras como uma das maiores fashionistas de todos os tempos, ostentando o mesmo estilo único que a tornou uma gigante da moda, dona de um dos closets mais admirados do mundo! (por Paulo Debom)

Fale conosco