Individual de Adão Iturrusgarai pode ser visitada até este domingo

"Station to Station", primeira exposição individual do cartunista e artista visual Adão Iturrusgarai no Brasil, pode ser visitada até o próximo domingo, dia 05, no Museu do Trabalho, em Porto Alegre. Na mostra, o artista gaúcho radicado na cidade de Córdoba, na Argentina, expõe pinturas e objetos.

Iturrusgarai é reconhecido internacionalmente, principalmente por suas tiras Rocky & Hudson - Os Caubóis Gays e Aline e seus dois namorados, entre outras, tendo inclusive antologias destas tirinhas traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão e italiano. Ele também tem seu trabalho publicado em jornais como Folha de S. Paulo e na revista Fierro, da Argentina, país onde reside há 12 anos.

As tiras de Iturrusgarai também já foram adaptadas para formato audiovisual. Aline e seus dois namorados virou série de TV na Rede Globo, e Rocky & Hudson está prestes a estrear como série de TV em formato de desenho animado no Canal Brasil, com dublagens dos atores Matheus Nachtergaele e Paulo Tiefenthaler. Quem assina a produção é a Otto Desenhos Animados, produtora de animação com que Iturrusgarai tem relação artística há anos. Essa parceria também resultou na realização do média-metragem em animação, baseado nas tiras de Rocky & Hudson, em 1994.


Em mais um impulso para expandir a utilização de novas formas de expressão, há alguns anos Adão Iturrusgarai vem se aventurando na pintura e criação de objetos, propondo um universo mais amplo e renovando sua linguagem. Essas novas experiências culminam no conjunto de trabalhos apresentado no Museu do Trabalho. Nessa miríade de imagens, é como se o visitante da exposição estivesse mudando a sintonia de um rádio de uma estação musical para outra, e todas estariam conectadas de sentidos e signos que se inter-relacionam por meio de um ruído permanente que permeia e conduz toda a exposição.


"Station to Station - Pinturas e Objetos de Iturrusgarai" é a primeira exposição individual de Iturrusgarai de pinturas e criação de objetos no Brasil, marcando o mergulho do artista em um novo momento da carreira e em outras formas de linguagem artística, enfatizando a sua origem nos quadrinhos, sua inspiração nas artes gráficas e seu humor característico. No ano de 2018, o artista realizou uma exposição de pinturas em Bruxelas, que foi sucesso de crítica e de vendas.


A mostra é composta por trabalhos em que é possível vislumbrar formas abstratas, composições com seres arredondados que fluem pela tela, evocações de personagens de quadrinhos e de desenhos animados misturados a artistas consagrados da história da arte, além de ícones do underground musical. Outros trabalhos também representam um lado mais urbano, e ainda que algumas telas se assemelham a abstracionismos, pode-se observar elementos figurativos, como olhos, braços ou pernas muitas vezes disformes, outras vezes essas figuras estão posicionadas nas grandes cidades, seja na rua, entre prédios onde se locomovem em táxis coloridos, seja no pátio de uma casa.


Os trabalhos vão desde pinturas em óleo e acrílica em tela ou papel, em diversas dimensões, até a criação de objetos que extrapolam a utilização de suportes tradicionais das artes visuais, como sacos de papelão, jogos de lençóis de cama com tirinhas do Snoopy estampadas sobre as quais Iturrusgarai joga tinta e inventa universos. Destes universos ele também cria personagens como um híbrido de Mickey Mouse e Fred Astaire, ou um simples perfil do personagem Pinóquio em madeira, materializando a cara de pau. "Station to Station - Pinturas e Objetos de Iturrusgarai" é uma exposição significativa, pois testemunha a reinvenção de um artista e o princípio da exploração de temas e objetos caros ao mesmo por meios de outras técnicas e suportes.


O Museu do Trabalho fica na rua dos Andradas 230, no Centro Histórico de Porto Alegre.


Fotos: divulgação