IMS: "A imagem digital no contexto pessoal" encerra fórum digital

No último encontro do fórum "A imagem digital no contexto pessoal", promovido pelo Instituto Moreira Salles, Bruno Buccalon, Mariana Valente, Millard Schisler e Joanna Americano falaram sobre como devemos dar acesso aos materiais preservados para que possam ser disseminados para nossas famílias e nossos amigos.

Fotografar nunca foi tão fácil. Desde que os celulares se tornaram quase que uma extensão dos nossos braços, a produção de imagens só faz crescer. Paradoxalmente, contemplá-las, saber onde encontrá-las, vem sendo cada vez mais difícil. Depois do imediatismo do compartilhamento nas redes sociais, ou por meio de aplicativos de mensagens, as fotografias se amontoam em espaços virtuais ou, dependendo da memória dos aparelhos, são apagadas para que novas possam ser armazenadas, fazendo que parte importante da história de cada indivíduo também se esvaia.

Mariana Valente

Para ajudar as pessoas a refletirem sobre estas questões, preservarem seus acervos e guardá-los adequadamente, o IMS realizou o fórum "A imagem digital no contexto pessoal", com a participação de profissionais do instituto e de convidados.