"Here I am waiting for your reply", de Piti Tomé, estreia na C. Galeria

A C. Galeria inaugura, neste sábado, dia 23, às 16h, a exposição "Here I am waiting for your reply", com trabalhos inéditos da artista carioca Piti Tomé, que tratam da solidão na contemporaneidade. Serão apresentadas 28 obras de quatro séries: "dating spam" "lugares remotos" e "sem título" e "conversas com Siri".

Os trabalhos são um desdobramento da pesquisa da artista sobre o meio fotográfico e sua relação com os afetos e com as questões que constituem quem somos. As obras são constituídas por fotografias feitas a partir de satélites, printscreens, junkmails e propagandas. Assim, a artista segue explorando formas alternativas de se fotografar, de pesquisar a imagem e o desenrolar da própria história da fotografia. Por meio dessas novas formas de apropriação, Piti explora também alguns sentimentos existenciais e a forma como esses, ainda que mudem de características, permanecem eixos estruturais do individuo moderno.

A artista constrói narrativas abertas e não lineares sobre a solidão, o feminino, os afetos, a formação de identidade, as faltas, lacunas e vazios de se viver em um mundo onde o encontro real e a experiência sensível perdem espaço a cada dia.

Piti Tomé (Rio de Janeiro, 1984) é mestranda em Processos Artísticos Contemporâneos na UERJ. Graduada em cinema e historia da arte, tem pós-graduação em direção de fotografia. Seu trabalho gira em torno da fotografia em um campo ampliado e da experimentação com a imagem. Sua pesquisa aborda a relação da fotografia com a formação da identidade e a estreita relação do meio fotográfico com o tempo. Desta forma, o trabalho tangencia questões sobre a formação de identidade, a passagem do tempo, infância, afetos e, em última instância, a morte. Assim, o interesse da artista pela fotografia reside no fato desta ser sempre pretérito, um corte na realidade, pequenas mortes.

No dia 10 de abril, a artista inaugura a exposição "90 tentativas de esquecimento", com mais de cem obras inéditas, no Paço Imperial.


"Piti Tomé - Here I am waiting for your reply" poderá ser visitada até 3 de maio. A C. Galeria fica na rua Visconde de Carandaí 19, no Jardim Botânico.


Fotos: divulgação