Galeria Aymoré recebe a peça "Pé do Ouvido", de Stella Brajterman

Atualizado: 25 de Jul de 2019

"Pé do Ouvido", espetáculo de Stella Brajterman, terá apresentações dias 26, 27 e 28, às 19h, na Galeria Aymoré, na Glória. Poesia cênica baseada no livro homônimo de Alice Sant'anna, a obra fala sobre o perambular de uma mulher em um país estrangeiro, que a obriga a se reinventar e se traduzir para o outro.

O livro-poema, escrito por uma representante da nova poesia brasileira, acompanha, em suas 50 páginas, os pensamentos, elucubrações, memórias da personagem. Na apresentação de Stella, o contar lírico ganha fluidez por meio do movimento/dança da protagonista.

O projeto endereça novos rumos a uma pesquisa iniciada em maio de 2018, realizando uma inter-relação entre a arte da performance, a dança, a música e a leitura-experimentação. A ideia é promover a poesia brasileira e gerar encontro entre os leitores do gênero de forma criativa e sensível. No espetáculo, o espectador é posicionado no centro do espaço físico, de maneira que a ação da performer ocorra em volta dele.

"Pé do Ouvido abre essa pesquisa ao público querendo perceber como o olhar do espectador vai interferir nas direções dessa pesquisa e no resultado dessa experiência, fruto de um ano e meio de estudos", conta Stella.

A performance já foi apresentada no Laban Rio, no evento "Quatro por Quatro", sob a curadoria de Regina Miranda, que é coreógrafa, diretora teatral e analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, LIMS NYC e diretora artística do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e do Centro. Agora a apresentação chega à Glória, ocupando o casarão histórico da Villa Aymoré.

Stella Brajterman é performer, atriz, poeta e dramaturga. Atualmente, desenvolve pesquisa em dança contemporânea. Formada em Licenciatura em Artes Cênicas na Unirio e em Cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Ficha Técnica:

Texto: Alice Sant'anna

Criação e interpretação: Stella Brajterman

Cenário e intérprete: Rodney Wilbert

Direção de Produção: Petci Pedron

Iluminação e intérprete: Lívia Ataíde

A Galeria Aymoré fica na Ladeira da Glória 26.