Gênios renascentistas em debate no Instituto Italiano de Cultura

O Instituto Italiano de Cultura realiza nesta sexta-feira, dia 29, às 18h, a 1ª edição do projeto "Ateneo Virtuale", um ciclo de encontros, entrevistas e conversas com temáticas ligadas à literatura, ao cinema, ao teatro, realizados com docentes acadêmicos da Itália e do Brasil. Os interessados deverão inscrever-se por e-mail ou por Whatsapp (21 3534-4344). A plataforma para o encontro é o Zoom.


O primeiro encontro tem a participação de dois professores de Língua e Literatura Italiana da Universidade Federal Fluminense de Niterói (UFF), Guido Alberto Bonomini e Paolo Torresan, ambos vindos da Itália, além de um aluno do curso de graduação em Letras italianas e portuguesas da UFF. É um bate-papo/entrevista entre os dois docentes e o público participante sobre o legado dos três grandes artistas do Renascimento Italiano: Leonardo Da Vinci, Michelangelo e com especial atenção às obras de Raffaello Sanzio, cujo aniversário de sua morte ocorre este ano.

O professor Guido Bonomini, entrevistado pelo colega Paolo Torresan, mostra e comenta as obras que melhor representam o caminho artístico e intelectual do artista renascentista e sua relação com o contexto sociocultural da época. Raffaello Sanzio, frequentemente referido apenas como Raffaello, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras.


Programa do primeiro encontro:

1. Introdução ao Renascimento, características e grandes artistas:

Leonardo, Michelangelo, Raffaello.

2. O caminho artístico de Raffaello

3. A escola do Perugino

Imagem: Sposalizio della Vergine

4. Período florentino. Raffaello conhece pessoalmente Leonardo

Imagem: La Madonna del Cardellino.

5. Período romano. As salas para Júlio II

magem: La scuola di Atene.

6. Os retratos

Imagem: La fornarina

7. Perguntas