Fundação Bienal faz lançamento virtual de publicação educativa

Ao longo de três dias, por meio de lives, a Fundação Bienal de São Paulo realizou o lançamento virtual da publicação educativa da 34ª Bienal de São Paulo, Primeiros ensaios. Cada evento dedicou-se a um dos conteúdos que estruturam a publicação: o meteorito do Bendegó, o Sino de Ouro Preto e os retratos de Frederick Douglass.


O primeiro encontro, a partir do meteorito do Bendegó, teve a participação gravada da professora universitária (UFRJ) e curadora de meteorítica do Museu Nacional Maria Elizabeth Zucolotto e do artista indígena Gustavo Caboco.

O Sino de Ouro Preto foi o tema da segunda live, que teve entrevistas da professora universitária (PUC SP) Christine Greiner e da artista Eleonora Fabião.


O último evento online, sobre os retratos de Frederick Douglass, apresentou as falas do jornalista especializado em cultura, fundador e diretor da revista O Menelick – 2º ato, Nabor Jr., e do artista Daniel de Paula. Também foi exibido um trecho da série de vídeos CyberQuilombo, da labExperimental.


Primeiros ensaios aposta na diversidade de percepções como estrutura potente para a construção de relações de aprendizagem e assume que a complexidade dos conhecimentos e das realidades que nos cercam exige o esforço de não se relacionar apenas com um ponto de vista. A publicação e outros conteúdos complementares estão disponíveis no site da 34ª Bienal.