“Escrita de Artista”, orientado por Franz Manata, é um curso teórico e prático sobre escrita de artista. Destinado aqueles que querem conhecer o pensamento por trás dos textos e das obras dos artistas, e para os que buscam desenvolver o seu próprio repertório de escrita. A partir de textos dos artistas: Artur Barrio, Cildo Meireles, Guilherme Vaz, Hélio Oiticica, John Cage, Lygia Clark, Marcel Duchamp, Tunga, entre outros, será discutido como são escritos, como articulam as questões estéticas, tanto formais quanto conceituais.

Franz Manata é artista, curador e professor. Mestre em Linguagens Visuais pela EBA-UFRJ, com formação em Economia e especialização em Sociologia e Administração Financeira na PUC-MG. Trabalhou, durante oito anos, no departamento curadoria do MAM-RJ. Nos últimos anos, publicou textos, participou de debates, encontros, palestras e comissões de seleção. Atualmente leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio, é curador independente e consultor de arte para instituições públicas, coleções privadas e corporativas.

Como artista, trabalha em parceria com Saulo Laudares, desenvolvendo o duo Manata Laudares, e desde 1998 vem participando de exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. São representados pela Sé Galeria, em São Paulo.

O curso se desenvolverá no período de março a junho, sempre às terças-feiras, das 14h às 17h. Atualmente, Franz Manata ministra três cursos na EAV Parque Lage: “Escrita de Artista”, “Arte Sonora” e “Arte como Conhecimento”.

Foto: João Paulo Racy